Com investimento de R$ 39 mi, São José terá 5 novas escolas
Atualizado em 12/08/2020 - 14:58
 Atualização de imagens da escola do Jardim Mesquita 07/07/2020
Com investimento de R$ 9 milhões, a Emef do Jardim Mesquita vai contar com 15 salas de aula para 900 alunos do 1º ao 9º ano - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com a construção de novas unidades escolares, além de reforma e ampliação de outras 38 escolas, a Prefeitura de São José dos Campos criou mais de 11 mil vagas na rede de ensino municipal nos últimos três anos, sendo cerca de 8.000 na educação infantil e outras 3.000 no ensino fundamental.

Outras 3.500 vagas serão geradas com a construção de cinco novas unidades escolares que seguem em ritmo acelerado nos bairros Jardim São José 2 (educação infantil), Setville (ensino fundamental), Jardim Mesquita (ensino fundamental) e Santa Hermínia (educação infantil e ensino fundamental).

Com um investimento de R$ 39 milhões, a previsão é de que as unidades escolares sejam concluídas entre o fim deste ano e primeiro semestre de 2021.

O investimento na Educação conta ainda com a entrega de 10 escolas para a população nos bairros Alto da Ponte (Maria Aparecida Candelária Bernades Ottoboni), Vila Monterrey (Emei Denise Prates Fernandes Rocha), Jardim Santa Edwiges (Emei Maria Leonor de C. Mota Miranda), Campo dos Alemães (Emei Rosana Scarpel da Silva), Setville  (Cedin Dejanira Moreira Machado dos Santos), Jardim Limoeiro (Cedin Ignêz Sagula Fossá), Bosque dos Eucaliptos e Paineiras. O bairro Pinheirinho do Palmares recebeu duas unidades Cedin Maria Aparecida Segolin Rezende e Emef Maria Antonieta Ferreira Payar.

Outras cinco escolas de ensino fundamental foram reformadas e ampliadas. São elas: Emef Dosulina C. Chaves de Andrade (Altos de Santana), Emef Maria Amélia Wakamatsu (Campos de São José), Emef Waldemar Ramos (Vista Verde), Emef Maria de Melo (Parque Industrial) e Emef Martha Abib Castanho (Jardim Satélite).

Manutenção

Para garantir a boa acomodação dos alunos e professores e a conservação das 160 unidades escolares (47 de ensino fundamental e 113 de educação infantil), a Prefeitura realiza constantemente reparos em itens como forro, toldo, grades de proteção, calhas, vidraçaria e piso em todas as unidades escolares.

De 2017 até agora, foram instalados pisos emborrachados, climatizadores, lâmpadas em LED, além de serviços de reforma, pintura e ampliação em inúmeras unidades escolares. Até o final de 2020, todas unidades da Secretaria de Educação e Cidadania terão o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).