Aparelhos que reduzem contágio chegam para uso na ala covid-19
Atualizado em 12/08/2020 - 14:59
Embraer entrega equipamentos de sistema que reduz contaminação por covid-19 em ambiente hospitalar. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-07-2020
No primeiro lote vieram 13 equipamentos que vão ajudar a evitar a contaminação dos profissionais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura e administrado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), recebeu nesta terça-feira (7) o primeiro carregamento de 13 equipamentos que reduzem a contaminação por covid-19 em ambiente hospitalar.

Outros 12 chegam na quarta-feira (8), completando o total de 25 sistemas portáteis de controle biológico doados pela Embraer para utilização nos leitos regulares. A instalação deve começar ainda nesta semana, com o treinamento das equipes de profissionais.

A solução auxilia a prevenir a propagação do vírus da covid-19 no ambiente, reduzindo o contágio entre os profissionais da linha de frente e as demais pessoas que circulam pelo local.

Araraquara e Botucatu também receberão doações, totalizando 50 aparelhos doados pela empresa aeronáutica, que investiu mais de R$ 500 mil. Fabricadas em São Paulo, as unidades são entregues de forma voluntária pela empresa de logística Phenix Transportes.

Essa é a segunda grande doação feita pela Embraer ao município durante a pandemia. No início de maio, a empresa firmou uma parceria com a Unesp para doar 20 mil testes de diagnóstico de covid-19 para a Prefeitura aplicar em pacientes com suspeita da doença atendidos nas unidades de saúde pública de São José dos Campos.

Sistema portátil de controle biológico | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Tecnologia nacional

Conhecido como Atmus, o equipamento foi desenvolvido pela Enebras, empresa especializada em soluções de ar-condicionado para a área de saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

A tecnologia evita a propagação do novo coronavírus entre os leitos de um hospital por meio de pressurização negativa. A pressão do ar do quarto é controlada abaixo dos demais ambientes, enquanto um exaustor direciona o ar contaminado para um filtro de alta eficiência e com lâmpadas germicidas do tipo UVC antes de ser expelido, sem contaminantes, para um ambiente externo.

Por ser portátil, o Atmus requer baixo investimento de instalação e facilita a mobilidade dentro de um ambiente hospitalar para uso da pressão negativa em diferentes locais. Esse sistema já vem sendo utilizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.