Oficina de identificação botânica é atração no Vicentina Aranha
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Parques
Durante a Oficina serão identificadas espécies arbóreas que compõem a floresta urbana do Parque - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (31), às 15 horas, uma Oficina de Identificação Botânica que será realizada no Parque Vicentina Aranha, localizado na R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana.

O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia. Os participantes deverão se encontrar no Quiosque Companhia Paulista, dentro do Parque.

A oficina abordará técnicas simplificadas de identificação e reconhecimento das principais árvores da floresta urbana.

Trilha

Também hoje, às 9 horas, aconteceu a Trilha Botânica: caminhada guiada pelas árvores mais relevantes do Parque Vicentina Aranha. Na atividade os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do local e a importância do patrimônio ambiental constituído por cerca de 3 mil árvores e mais de 100 espécies vegetais.

Ambas as atividades fazem parte do programa Arboriza São José, desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Amigos da Biblioteca.

Arboriza São José

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em atividades de interpretação ambiental e ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.