Obra da ciclovia da Av. dos Astronautas chega à Dutra
Atualizado em 31/01/2020 - 18:09
Obra da ciclovia no trecho próximo ao DCTA. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-01-2020
Nesta semana, foram iniciados os trabalhos na marginal da Rodovia Dutra, próximo à entrada do DCTA - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

As obras para a construção da ciclovia que ligará a entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) a Embraer, passando pela marginal da Dutra e a Avenida dos Astronautas, na região sudeste da cidade, seguem em ritmo acelerado.

Nesta semana, foram iniciados os trabalhos na marginal da Rodovia Dutra, próximo à entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Este trecho, até o encontro com a marginal, possui 400 metros de extensão, restando apenas cerca de 1,4 quilômetro, ainda na marginal da Dutra, para concluir os seis quilômetros da ciclovia.

As obras foram iniciadas em agosto do ano passado na Rua Tânia Nogueira, via de acesso ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos “Professor Urbano Ernesto Stumpf” e seguiram no sentido Avenida dos Astronautas até a Via Dutra. Este trecho, de cerca de 4,2 quilômetros, encontra-se 95% concluído, restando apenas a sinalização.

A ciclovia terá seis quilômetros de extensão e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020. A obra é executada pela empresa Hema Construção Ldta, que venceu a licitação com valor de R$ 3.733.660,00, 16% abaixo do previsto em edital.

A Prefeitura de São José dos Campos incentiva o uso do transporte sustentável, tem aumentado a oferta desses modais e se preocupa em dar melhores condições aos usuários, principalmente de segurança, para esses tipos de deslocamentos.

No início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros de malha cicloviária e atualmente são 96 quilômetros, distribuídos em todas as regiões de São José dos Campos. O objetivo da Prefeitura é que em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Neste ano, além da ciclovia do DCTA/Av. dos Astronautas, a Prefeitura também iniciou as obras da ciclovia do Arco da Inovação, que ligará a Avenida Lineu de Moura até o Jardim Satélite, com 3,3km de extensão, e que irá permitir, por exemplo, o deslocamento de bicicleta do bairro Dom Pedro II, na região sul, até o Urbanova, na região oeste.

Além delas, está previsto ciclovias nos projetos da Via Cambuí (região sudeste) e Via Jaguari (região norte), com 8,60km e 4km, respectivamente.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana