São Francisco recebe mutirão de castrações no Castramóvel
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Meu PET Feliz  São Francisco Xavier 25/01/2020
Este foi o primeiro mutirão de castração na unidade móvel veterinária, conhecida como Castramóvel - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (25), o primeiro mutirão de castração na unidade móvel veterinária, conhecida como Castramóvel, em São Francisco Xavier. Apresentado oficialmente na sexta (24), no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos, o ônibus adaptado realizou 220 procedimentos cirúrgicos, sendo 137 em cães (97 fêmeas e 40 machos) e 83 em gatos (37 machos e 46 fêmeas).

Em São Francisco Xavier, a unidade móvel ficou instalada no estacionamento do salão paroquial e as inscrições gratuitas para as castrações foram feitas no último sábado (18). E o local estava cheio, de moradores e cães e gatos.

O morador do distrito, João Custódio da Silva, gostou da oportunidade de fazer a castração do Neguinho, como é chamado o seu cão. “Realizei o cadastro na semana passada e achei uma ótima ação, principalmente para quem não tem condição de pagar pelo serviço”, conta João.

Outro que aproveitou a chegada do Castramóvel foi o senhor Lázaro Fortunato de Siqueira, de 78 anos. O morador levou a Valente, de seis meses, e a Certeza, de um ano e meio, para realizarem a castração. “É muito bom. Elas gostam de passear sozinhas na rua, então acaba evitando algumas doenças e fico mais tranqüilo”, comenta.

A moradora Aparecida das Graças, de 66 anos, ficou sabendo da novidade pelo site da Prefeitura e gostou da oportunidade. “É muito bom porque evita doenças e procriação também”, diz a “mãe” da Dorinha, de três anos, e da Fiona, de oito meses.

Castramóvel

Incorporado este ano ao programa Meu Pet Feliz, o Castramóvel irá atender a população que vive em locais distantes e que não consegue levar seus animais para as castrações no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A unidade possui centro cirúrgico com capacidade para operar 5 animais simultaneamente, além de todos os equipamentos para atendimento de emergências durante os procedimentos e ambiente para repouso no pós-operatório para abrigar até 20 animais.