Museu do Folclore cria galeria virtual para valorizar artesanato
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Site não possibilita a venda, apenas expõe numa galeria os objetos produzidos pelos artesãos - Arte: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Salvaguardar a sabedoria popular manifestada no artesanato tradicional, bem como colaborar para a viabilidade financeira do que é produzido, respeitando as origens, habilidades e técnicas dos seus autores. Estes são os objetivos que norteiam o site Galeria dos Fazeres, criado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos.

Apesar de expor, virtualmente, diferentes produtos artesanais, a galeria não é um site de venda. Para adquirir algum objeto exposto, o interessado deve fazer contato direto com o artesão para definir valor, forma e prazo de pagamento e entrega do produto (na página de cada artesão é possível encontrar número de telefone e alguns têm perfil no Facebook).

Até o momento, o site destaca sete artesãos (Ana Aparecida Lobo de Oliveira, Benedito Domingos dos Santos (Benê), Eunice Coppi, Marco Antônio da Cosa (Tata Orokzala), Fátima Aparecida dos Santos, Lídia Jovina Pires da Silva e Luzia Faria Rodrigues Pereira), mas novos serão inseridos à galeria nos próximos meses.

O site já está ativo e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 99737-6157 ou pelo e-mail galeria@museudofolclore.org

Gestão

O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na área desde 1999.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 / www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×