Prefeitura lança edital da primeira etapa da Linha Verde
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Governança
Quando concluída, as duas etapas da Linha Verde vão interligar a cidade da região sul à divisa com Caçapava - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos lançou, nesta quinta-feira (16), o edital de licitação de obras para implantação e adequação de via da Estrada do Imperador, na região sul, ao Terminal Rodoviário Intermunicipal (Rodoviária Nova), na região central, o projeto da Linha Verde. Esta etapa da obra tem o orçamento de referência de R$ 84.240.991,51.

Do total orçado, o governo do Estado fará aporte de R$ 30 milhões e os outros cerca de R$ 54 milhões serão custeados pela Prefeitura. Essa fase terá 14,5 km de extensão, por onde irá circular o VLP (Veículo Leve sobre Pneus), que será 100% elétrico, moderno e ecologicamente sustentável.

Essa obra tem prazo de execução previsto para 18 meses. Em outra etapa, a Prefeitura também fará uma licitação para a contratação dos serviços de inteligência semafórica e de catracas eletrônicas nas estações de embarque e desembarque da Linha Verde.

Integração

A Linha Verde é o maior projeto de mobilidade de São José, que vai interligar as regiões mais populosas da cidade – sul e leste, agilizando o dia a dia dos das pessoas.

Em consonância com as diretrizes do Plano Diretor, o projeto atende aos modernos conceitos de planejamento urbano e desenvolvimento econômico sustentável, ao longo de todo a sua extensão que será de 20 quilômetros.

O projeto ainda cria o Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra.

A Linha Verde utilizará 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A área foi adquirida pela Prefeitura, por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara de São José. O plano urbanístico prevê o aterramento das torres de energia, que dividem a cidade.

São José terá um novo eixo de desenvolvimento econômico, interligando alguns dos principais centros comerciais da cidade, como o Shopping Jardim Oriente, Vale Sul Shopping e Center Vale Shopping.

Jacareí e Caçapava, situadas nas duas pontas da Linha Verde, também ficarão mais interligadas.

Eixos

*A Linha Verde está apoiada em cinco eixos fundamentais:*

*Desenvolvimento Urbano e Centralidades*

O corredor tornará a cidade mais compacta, facilitando o acesso a serviços e estimulando o desenvolvimento econômico entre as regiões sul e leste.

*TRM (Transporte Rápido de Massa)*

O novo modelo, inspirado nos modelos mais avançados do mundo, une modernidade, conforto e agilidade no serviço de transporte público oferecido à população.

*Sustentabilidade*

A Linha Verde vai promover o desenvolvimento urbano e econômico, preservando o meio ambiente. O eixo sustentável terá 75 mil metros quadrados e inclui quatro praças ao longo do trajeto.

*Anel Viário Leste*

Outra novidade é o Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação da região sul ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra.

*Habitação de Interesse Social*

Das áreas remanescentes, 5% serão destinadas à habitação de interesse social, beneficiando quem mais precisa.

----------------------------
Colaborou: jornalista João Paulo Sardinha/PMSJC