População participa de audiência pública sobre o transporte público
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
AUDIENCIA PUBLICA MOBILIDADE - 14-01-2020 - LUCAS CABRAL
Cerca de 60 munícipes participaram da audiência pública - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade, realizou nesta terça-feira (14), mais uma audiência pública para tratar do novo modelo de concessão do transporte público do município. Cerca de 60 munícipes participaram do encontro e alguns deles fizeram uso da palavra para tratar do assunto.

Esta foi mais uma oportunidade para a população participar da construção do novo modelo de concessão do transporte público municipal. Em 2019, quando a Prefeitura deu início ao processo, foi realizada uma audiência pública e oficinas participativas em todas as regiões da cidade, incluindo o distrito de São Francisco Xavier.

No encontro desta terça-feira, foi apresentada a minuta da lei autorizativa dos serviços do sistema de transporte coletivo municipal. A próxima etapa é a aprovação da lei na Câmara, o que permitirá a edição do edital do novo modelo, que também passará por uma nova audiência pública para a coleta de sugestões e demandas da população.

Histórico

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123 e os três lotes de concessão irão se encerrar em fevereiro de 2021. Por conta do encerramento dos contratos, a Prefeitura iniciou os trâmites para construção do novo modelo de transporte público para o município, passando pela realização de audiências públicas e uma série de oficinas para que a população participe da criação desse novo modelo.

A Prefeitura criou ainda um hotsite exclusivo sobre o assunto, onde a população pode obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.

Estudo da FGV

A Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro de 2019 um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de preparar a nova concessão do transporte público.