Palestra destaca cuidados para o manejo da arborização urbana
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Palestra Manejo de árvores em áreas verdes públicas Casa do Café  28/02/2020
O objetivo da palestra foi o de capacitar as equipes que realizam plantios, podas e roçadas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta sexta-feira (28) um grupo de funcionários das equipes operacionais da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Urbanizadora Municipal S/A Urbam Prefeitura de São José dos Campos participaram da palestra “Manejo de árvores urbanas em áreas verdes públicas”, realizada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana.

O objetivo foi capacitar as equipes que realizam plantios, podas e roçadas e são responsáveis por promover o bom desenvolvimento das árvores nas áreas públicas.

A palestra foi ministrada pelo Engº Florestal Rogério Mazzeo, responsável técnico do Programa Arboriza São José no âmbito do Termo de Colaboração para a gestão do patrimônio arbóreo municipal, e abordou as melhores práticas de manejo, observando conceitos e normas internacionais. Foram explanadas técnicas de poda, critérios de avaliação e os benefícios da poda adequada para a saúde das árvores. Outro destaque foi dado para as estratégias e cuidados para podas com roçadeiras.

Para o auxiliar de serviços gerais, Leandro Aparecido Gaspar, 35 anos, que passou a fazer parte da equipe de plantio há cerca de 1 mês, a palestra trouxe informações importantes. “Achei muito legal e falou de muitas coisas que eu não sabia, por exemplo, os métodos para abrir corretamente as covas para o plantio das árvores”, destacou.

Mais experiente, seu colega Daniel Vital de Oliveira Venâncio, 59 anos, que integra os trabalhos de arborização há 14 anos, também pode rever seus conhecimentos. “A palestra trouxe novas experiências para gente e isso é muito bom porque assim estamos sempre aprendendo. Hoje aqui me chamou a atenção entender sobre a composição da árvore. Segundo ele, a experiência do dia a dia observando as várias espécies já permite identificar quando há algo errado. “A árvore dá sinais e quando a gente percebe que tem alguma coisa errada, já avisamos a equipe técnica para poderem avaliar”, contou.

Ele revela também que é sempre um orgulho passar com sua família pelas árvores adultas que ajudou a plantar. Nossa principal missão é desenvolver um bom trabalho para a cidade, deixá-la mais bonita”, disse.

Para o monitor Juliano de Souza Pinto, 39 anos, sendo 18 dedicados à arborização urbana, a palestra contribui bastante.  “É bom trazer esta reciclagem para a equipe, pois são conhecimentos técnicos importantes e ouvir um profissional especializado é sempre mais enriquecedor”, destacou.

Arboriza São José

A atividade faz parte do programa “Arboriza São José”, que é desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Biblioteca.

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.