Oficina botânica revela patrimônio verde do Vicentina
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Oficina de identificação botânica de árvores no  Parque Vicentina Aranha 26/02/2020
Oficina de botânica faz parte do Programa Arboriza São José e tem como objetivo valorizar o patrimônio verde da cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Parque Vicentina Aranha é famoso pela sua riqueza arquitetônica e sua importância histórica, mas nesta quarta-feira (26) de Cinzas a atenção de um grupo de pessoas estava voltada para as árvores que tornam o espaço um refúgio verde em pleno centro urbano.  É que o Programa Arboriza São José, da Prefeitura de São José dos Campos, promoveu uma oficina gratuita de identificação botânica de árvores.

O encontro foi no quiosque Cia Paulista com duração de duas horas, das 9h às 11h. Durante a atividade, os participantes receberam informações para diferenciar as diversas espécies presentes na floresta urbana. O evento teve como objetivo sensibilizar as pessoas para a diversidade e riqueza do patrimônio arbóreo da cidade.

Patrimônio arbóreo

A oficina foi conduzida pelo engenheiro florestal Rogério Romero Mazzeo, formado pela USP e arborista certificado pela Sociedade Internacional de Arboricultura. Atualmente, ele é o coordenador do projeto Arboriza São José e desenvolve trabalhos com identificação botânica, cultivo e manejo de árvores desde 2007. Entre outros projetos, participou do plano de manejo das árvores do Parque Vicentina Aranha.

Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade com a participação da organização da sociedade civil Amigos da Biblioteca, o Programa  Arboriza São José integra um conjunto de ações para inovar a gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos.

As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×