Museu do Folclore realiza último Museu Vivo do mês
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A dupla de violeiros Rodrigues Neto e João Lucas marcam presença no Museu Vivo deste domingo de Carnaval - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos realizou neste fim de semana a última edição do mês no programa Museu Vivo que continua, como sempre, com representantes da cultura popular regional, nas áreas de artesanato, culinária e música. A atividade é aberta ao público e acontece no lado externo do museu, das 14h às 17h.

Um dos participantes foi o cantor, violador e compositor Antonio Rodrigues Martins Neto, natural de Lutécia (SP) e morador em São José desde 1986. Rodrigues Neto, como é conhecido no meio musical, é familiar de músicos e se interessa pela área aos 11 anos. Quando frequentou o seminário aprendeu a tocar violão básico e aos 16 anos passou a compor.  

Além de cantor e violeiro, Rodrigues Neto também é jornalista e já foi apresentador de programa de televisão. Hoje forma a dupla Rodrigues Neto e João Lucas, com o amigo João Aparecido Faria. “Sempre estamos aprendendo alguma coisa nova nesta área musical e será muito bom compartilhar esse saber com o público”, ressaltou.

Além disso, o encontro também contou com a presença da mineira Darci Xavier de Almeida, que já participou de outras edições do Museu Vivo. Dessa vez, ela compartilhou uma receita de torta de legumes. Darci conta que cresceu na roça, ajudando a família na lavoura. Foi lá que aprendeu, sozinha, tudo que sabe de culinária caipira, “tanto salgado como doce”, diz ela. 

No artesanato, a folclorista Angela Savastano conseguiu detectar o trabalho de máscaras de carnaval, onde usa papel, goma e argila para fazer os moldes. A atividade oferece uma experiência de vida, onde pessoas colocam, literalmente, uma 'mão na massa', para produzir suas máscaras.

Gestão

O Museu do Folclore, criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em 1987, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Durante todo o ano em que o museu realiza vários projetos e programas, entre eles o Museu Vivo, que acontece todo domingo à tarde.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana

(12) 3924-7318 / 3924-7354 - www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×