Com convocação, Pró-Trabalho amplia chance de recolocação
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
SELECIONADOS PROGRAMA PRO TRABALHO PERIODO MANHA - 19-11-2019 - LUCAS CABRAL
Em menos de dois anos, mais de 200 já deixaram o programa e retornaram ao mercado de trabalho - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Uma chance para voltar ao mercado de trabalho é, certamente, a expectativa de milhões de brasileiros, mas em São José dos Campos essa espera vai chegar ao fim para 190 pessoas.

Isso porque a Prefeitura publicou na sexta-feira (21) a segunda lista de convocação do Pró-Trabalho de 2020. Em janeiro 200 pessoas foram chamadas.

Quem estiver com o nome nesta lista de convocação deverá apresentar a documentação na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão para que no início do mês de março possa ingressar nas oportunidades oferecidas pelo programa, além de participar dos cursos de qualificação.

Os candidatos poderão ocupar vagas de serviço interno, externo ou administrativo. A lista com o nome dos aprovados já está disponível no site oficial.

Além da publicação online, os candidatos também serão contatados via e-mail e telefone para que apresentem os seguintes documentos:

RG

CPF

Carteira de Trabalho

Comprovante de residência

Comprovante Escolar

Do Pró-Trabalho para o serviço público

“O Pró-Trabalho me abriu portas.” Foi com esta frase que Marcelo Máximo, de 54 anos, definiu a experiência dele no programa.

Ele, que ficou 3 anos em situação de desemprego, conta que só começou a vislumbrar novos caminhos para a vida profissional depois do Pró-Trabalho. “Fiz vários cursos, participei de eventos, conheci muitas pessoas da área de saúde e isso possibilitou enxergar que poderia ingressar nessa área”.

Após 1 ano exercendo uma função administrativa pelo Pró-Trabalho na Secretaria de Saúde, Marcelo prestou o concurso público da Prefeitura, passou e há dois meses exerce a função de agente comunitário de saúde.

Ele relata que só tem a agradecer a oportunidade oferecida e deixa uma dica para quem vai ingressar no programa “Todos devem aproveitar essa chance, fazer os cursos e se dedicar. O Pró-Trabalho abre portas”, reforçou.

O programa

Coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o Pró-Trabalho já convocou mais de 2 mil pessoas, oferecendo oportunidades de trabalho e cursos de qualificação com o intuito de preparar os profissionais. Destes, mais de 200 já deixaram o programa e retornaram ao mercado de trabalho.

Benefícios para o profissional

Bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período, e vale alimentação de R$ 100.

Benefícios para a empresa

Reembolso de até metade do valor do salário pago pela empresa ao beneficiário, até o limite de R$ 500 mensais, pelo período de 3 meses.