Novos espaços para cães já estão em construção na cidade
Atualizado em 14/02/2020 - 16:37
Início da construção do Espaço Canino na Praça José Rodrigues dos Santos Neto. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-02-2020
Cássia Real está na expectativa para brincar com os chihuahuas no local exclusivo da Praça Humanismo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Ainda neste semestre São José dos Campos vai aumentar em cinco vezes, o número de áreas exclusivas para cães em áreas verdes da cidade. A Prefeitura começou a construir mais cinco locais, que se juntarão ao já existente no Parque da Cidade, em Santana (região norte), batizado de Espaço 4 Patas.

As novas unidades serão nas regiões centro – Jardim Esplanada (Praça Floripes Bicudo) –, oeste – Jardim Aquarius (Avenida Vicente Penido) – e sul – Bosque dos Eucaliptos (Avenida Cidade Jardim), Floradas de São José (Praça Humanismo) e Jardim Satélite (Rua Cefeu). Com prazo de entrega previsto para 27 de maio, as obras têm investimento de R$ 675.848,23 e estão sob responsabilidade da empresa contratada, Poiema Construtora, vencedora da licitação.

No bairro Floradas de São José, os serviços estão na etapa de infraestrutura. Os trabalhadores estão fazendo as escavações para executar a base e levantar o cercado do futuro espaço canino.

Dentro da proposta sustentável, o cercado terá mourões de plástico reciclado, matéria-prima que também será utilizada nas placas de sinalização. O piso intertravado na entrada, que se conectará ao passeio público, contribuirá para a infiltração da água no solo.

Cinófilos que frequentam a Praça Humanismo estão animados com a novidade. “Eu estava pensando nessa ideia, então fiquei muito feliz em saber que a Prefeitura está fazendo isso”, disse Cássia Real, que mora e trabalha nas proximidades e é dona de dois chihuahuas. “Esta praça é ótima para os cães. Acho importante ter um local privado para eles poderem interagir e não incomodar as crianças.”

Bem-estar animal

Esse projeto atende demandas da população e se alinha às ações do município voltadas ao bem-estar animal, das quais fazem parte o programa permanente de castração e cadastro de cães e gatos – Meu Pet Feliz –, as feiras de adoção e campanhas de vacinação de caninos e felinos.

De acordo com a disponibilidade do local de implantação, os espaços terão 400 ou 900 metros quadrados. Serão áreas gramadas, com árvores, visando favorecer o sombreamento, e instalação de bancos, lixeiras para depósito de dejetos, bebedouros caninos e equipamentos de treinamento e diversão (pneu, salto, passarela, obstáculos). Haverá dois portões de acesso, com uma antecâmara, para impedir a fuga de cães.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras