Prefeitura recebe estudo de viabilidade do Parque da Cidade
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Parque da Cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-02-2020
Parque da Cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-02-2020 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu nesta terça-feira (4) a primeira etapa do estudo técnico econômico-financeiro sobre a viabilidade de concessão do Parque da Cidade à iniciativa privada.

O diagnóstico inicial do Parque Roberto Burle Marx avaliou a infraestrutura do local, o perfil dos visitantes, aspectos biológicos e aspectos antrópicos, ou seja, a ação do ser humano sobre o meio ambiente.

O trabalho, executado pela empresa Detzel Gestão Ambiental, incluiu uma enquete online, respondida por cerca de 1.800 pessoas, além de 400 entrevistas realizadas no Parque da Cidade.

A consulta pública visa, sobretudo, conhecer o interesse e a relação dos munícipes e turistas com um dos principais cartões-postais do município.

Após receber o relatório, a equipe técnica da Prefeitura de São José inicia a análise do documento. A versão final ficará pronta em até 30 dias.

A Prefeitura já definiu que, mesmo que o parque seja outorgado, o acesso continuará sendo gratuito e aberto a todos, respeitando a diversidade de públicos que hoje o frequenta.

Parque da Cidade

Um dos principais cartões postais de São José, o Parque da Cidade está localizado na zona norte e ocupa uma área de 960.160,17 metros quadrados.

Possui obras arquitetônicas assinadas por Rino Levi (residência de Olivo Gomes, usina de leite e Galpão Gaivota) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, de reconhecimento internacional.

O parque é tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e transformado em Parque Municipal em 1996.

O local possui uma ampla área verde com espécies arbóreas declaradas imunes de corte (palmeiras imperiais, macaúbas e seafortias).

Outras atrações

Localizado entre a avenida Olivo Gomes, às margens do rio Paraíba e da Estrada de Ferro Central do Brasil, possui uma extensa área verde, lago e ilha artificial destinados ao lazer contemplativo.

Com todas estas atrações, faz com que as pessoas se sintam próximas à natureza através das trilhas que cortam o parque, propiciando caminhadas agradáveis, onde pode-se observar alguns animais típicos da região, como capivaras, garças, macacos e tucanos.

O espaço possui ainda parque canino, uma pista para caminhada e locais destinados a eventos, como shows de música, teatro e dança, ao lado do Museu do Folclore de São José dos Campos, administrado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que mantém termo de colaboração com a Fundação Cultural.