Satélite brasileiro é embarcado para a Índia para lançamento
22/12/2020 16:16
Chegada do Avião da Emirates que levará o satélite brasileiro para a Índia    22/12/2020
Satélite brasileiro é embarcado para a Índia para lançamento em fevereiro de 2021 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) embarcou nesta terça-feira (22) o Amazonia 1, primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O embarque foi realizado na manhã desta terça-feira (22) no aeroporto de São José dos Campos.

Para a complexa transferência foi designado o cargueiro Boeing 777F, da Emirates SkyCargo, subsidiária de cargas da empresa dos Emirados Árabes Unidos. Foi a primeira vez que este tipo de aeronave aterrissou no aeroporto de São José dos Campos.

Ao todo, foram necessários 52 contêineres especiais para transportar com segurança os módulos do satélite, que pesa 638 kg. O voo fará uma primeira escala em Dacar, no Senegal, depois faz mais um pouso em Dubai, nos Emirados Árabes. De lá, segue para o destino final em Sriharikota, na Índia. A previsão é que a duração do voo até o destino final seja de aproximadamente 24 horas.

A operação especial para o embarque do satélite Amazonia 1 foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil. Quatro funcionários do Inpe seguiram junto na mesma aeronave para acompanharem a transferência.

Observação da Terra

O Amazonia 1 é um satélite de sensoriamento remoto e tem lançamento planejado para 22 de fevereiro de 2021, a partir da Índia pelo veículo lançador PSLV (Polar Satellite Launcher Vehicle).

Este é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. “O Amazônia-1 vai ser lançado juntamente com a Índia. Eu gostaria que ele fosse lançado aqui no nosso Centro de Lançamento de Alcântara, mas ainda não temos capacidade de lançar um satélite dessa natureza, mas vamos ter em breve”, explicou anteriormente o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Made in Brazil

O diretor do Inpe, Clezio de Nardin, disse estar muito orgulhoso em participar deste relevante momento para o Brasil no campo científico aeroespacial. “Trata-se de um complexo satélite de sensoriamento remoto, desenvolvido por cientistas do Inpe. Temos que ressaltar o apoio logístico do Aeroporto de São José dos Campos, que está sendo municipalizado e também do consulado da Índia, que agiu de forma decisiva nesta parceria entre os dois países.

Apesar de estarmos muitos satisfeitos com os resultados até agora, temos ainda pela frente os riscos até o lançamento. Mas uma cidade como São José dos Campos, que se destaca por seu desenvolvimento, tem que passar por tudo isto para ser ainda maior”, afirmou o diretor.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, ressaltou que o desenvolvimento do satélite só foi possível por uma união de forças. “O projeto foi possível devido ao esforço do ministro Marcos Pontes, com apoio da Casa Civil e do Ministério da Economia, que acreditaram e viabilizaram recursos para que fosse realizado", afirmou.

Municipalização do aeroporto

Após 25 anos de tentativas, a Prefeitura de São José dos Campos conseguiu finalmente obter a municipalização do aeroporto Professor Ernesto Stumpf. Convênio neste sentido foi firmado em 2 de dezembro, com o governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

Considerado de interesse público municipal, o convênio permitirá à Prefeitura deter a municipalização do aeroporto pelos próximos 35 anos, podendo ser pleiteada a renovação. Pelo convênio, a gestão continua sendo municipal, seguindo os interesses públicos do município. Não haverá custos para o município.

A Prefeitura dará início agora a estudos para lançamento da licitação para escolha da empresa privada que ficará responsável pela administração comercial do aeroporto. A licitação deverá ser concluída até dezembro de 2021. Pelo convênio, a Infraero ainda continuará administrando o aeroporto até o final de 2021 ou, até quando for encerrada a licitação para escolha da empresa gestora do aeroporto.