Museu do Folclore realiza Ciclo de Natal virtual e abre presépio
09/12/2020 11:25
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A mineira Ana Rosa dos Santos foi a responsável por montar o presépio do Museu do Folclore este ano - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Ciclo de Natal no Museu do Folclore de São José dos Campos será realizado de maneira virtual este ano, assim como já aconteceu com outras atividades, em razão da pandemia do novo coronavírus. A abertura do presépio, que dá início ao ciclo, está marcada para o próximo sábado (12), às 16h, com transmissão pelo Facebook do museu.

Apesar da atividade ser virtual, o presépio do museu foi montado na área externa do prédio, como é feito todo ano. Desta vez, a responsável pela montagem foi a mineira Ana Rosa dos Santos. A diferença é que o público não poderá adentrar o espaço onde está o presépio, tendo que apreciar o trabalho pelas janelas que ficarão abertas.

Além da abertura do presépio, o encontro terá uma bate-papo entre a dona Ana Rosa e a folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore. As Folias de Reis, que tradicionalmente visitam o presépio nos dois momentos do ciclo, também estarão presentes em vídeo que será exibido durante a live. 

Felicidade

O presépio, este ano, foi montado pela mineira de Sapucaí Mirim, Ana Rosa dos Santos, de 73 anos, moradora de São José dos Campos há pouco tempo. Ela veio de Cachoeira Paulista, onde morava anteriormente. Essa é a primeira vez que Ana Rosa participa da montagem do presépio do museu. “Eu sempre tive vontade de montar o presépio do museu e estou muito feliz pela oportunidade”, afirma.  

Ana Rosa é casada e tem três filhos já adultos, que não moram mais com ela, mas que quando eram pequenos sempre a ajudaram montar o presépio da sua casa. Ela lembra que, na sua família, sempre foi uma tradição montar presépio. Quando era criança, Ana Rosa e seus cinco irmãos faziam figuras de barro para ajudar sua mãe na montagem.

Ana Rosa tem cinco netos, com idade entre 12 e 29 anos, e conta que quando eram pequenos também ajudavam na montagem do presépio da casa da vó. Uma tradição que ela, por ser católica, espera que perdure ao longo dos anos, quem sabe, entre os seus bisnetos.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O local está fechado desde março deste ano, por conta da pandemia de coronavírus e não tem previsão de reabertura. Apesar disso, vem realizando praticamente todas as atividades de maneira virtual.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×