Operação Casa Limpa recolhe 2,3 toneladas de materiais
Atualizado em 15/08/2024 - 17:17
cv__0423_claudio_vieira.jpg
Durante a operação no Campos de São José foram recolhidos 2.380 kg de materiais que poderiam servir de criadouro para o Aedes - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Saúde

A 13ª Operação Casa Limpa de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, realizada nesta quarta-feira (2) no Campos de São José, região leste de São José dos Campos, recolheu 2.380 kg de materiais que poderiam servir de criadouro para o vetor.

A ação foi desenvolvida pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura. O objetivo das operações é recolher materiais que acumulam água e servem de criadouros para o mosquito da dengue, como pneus, tampas de garrafas, garrafas de vidro e plástico, latas, louças sanitárias, baldes, tambores, lonas, piscinas desmontáveis e outros.

Nas 13 atividades realizadas desde que o programa foi lançado, em outubro do ano passado, foram recolhidos mais de 33 toneladas de inservíveis.

Durante a ação os agentes de combate às endemias visitaram mais de 3.000 imóveis (101 quadras), orientando os moradores a fazerem o descarte correto dos materiais. Em seguida, 2 caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade passaram recolhendo os inservíveis.

Além disso, foi montado um estande na praça em frente à UBS do bairro, onde aconteceu uma ação educacional, com distribuição de folhetos, presença do mosquitófago inflável e exibição de quadro com as diversas fases do mosquito, entre outros.

Para a Secretaria de Saúde, estas operações têm contribuído consideravelmente para o controle do número de casos na cidade. Enquanto alguns municípios da região enfrentam uma escalada dos casos de dengue, São José dos Campos tem 446 notificações positivas neste ano.

O CCZ programou mais uma operação Casa Limpa até o final do ano, que deverá acontecer no dia 16 de dezembro. O local será divulgado nos próximos dias.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×