Combate ao corona ganha câmera que identifica paciente febril
Atualizado em 29/05/2020 - 10:47
Câmara de monitoramento da temperatura corporal  no HM  30/04/2020
A câmera de monitoramento da temperatura corporal será usada no atendimento da ala de covid-19 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Um equipamento desenvolvido para uso militar é mais um reforço no enfrentamento ao novo coronavírus em São José dos Campos. Trata-se de um sistema de vigilância que consegue identificar pessoas que estejam em estado febril, um dos principais sintomas da covid-19.

Produzida pela empresa Akaer, a câmera termal foi instalada nesta quinta-feira (30) no Hospital Municipal, numa parceria com a Prefeitura e a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que é a gestora da unidade. Em fase final de adaptação, calibração e testes, o aparelho será muito importante para atender as necessidades diárias da equipe médica.

Denominado Opto-ThermoScan, o equipamento ficará disponível no hospital enquanto houve necessidade. Ele é capaz de monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em um grupo a distância, sem intervenção do profissional de saúde. Além de melhorar o processo de triagem, o mecanismo reduz o risco de contágio.

Segundo a Akaer, a escolha se deve à importância da cidade no Brasil, principalmente por ser um polo de tecnologia e inovação. Para o presidente da empresa, César Silva, o objetivo é contribuir para o país neste momento difícil na área de saúde pública, com reflexos na economia e efeitos imprevisíveis que podem durar um longo período. “Ficamos felizes por poder ajudar com esse trabalho pioneiro em São José dos Campos.”

Na opinião da Prefeitura, a iniciativa é de grande importância no enfrentamento da pandemia, ainda mais com tecnologia desenvolvida por uma empresa da cidade para ser usada na área de saúde.

Profissionais de saúde e pacientes se emocionam na hora da alta

Pacientes de covid falam com familiares por meio de tablet