Alunos de São José vão compor canção do Anjos da Guarda
Atualizado em 09/09/2019 - 15:08
Homenagem recebida por GCM - programa Anjos da Guarda
Os guardas Renan de Oliveira e Silas Cardoso com bolo e carta que receberam de estudante de São Francisco: alunos da rede municipal disputam concurso que escolherá canção do programa Anjos da Guarda - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Os alunos da rede municipal de educação de São José dos Campos vão compor a canção do programa Anjos da Guarda, desenvolvido pela GCM (Guarda Civil Municipal) junto às 47 escolas de ensino fundamental da cidade.

Os 37 mil estudantes podem inscrever suas composições até o próximo dia 30 de setembro.

De acordo com o regulamento do concurso, será selecionada uma música de cada uma das 47 Emefs (Escolas Municipais de Educação Fundamental).

A vencedora será definida pela comissão formada pela equipe do programa Anjos da Guarda.

O resultado será divulgado em outubro. O aluno que escreveu a canção receberá um prêmio surpresa e terá sua composição cantada durante os eventos do programa nas escolas.

O cãozinho que é o mascote do Anjos da Guarda também foi escolhido com participação de alunos da rede municipal de ensino através de concurso de desenho.

"Como o programa é realizado com e para os alunos, nosso objetivo é que eles participem de todas as etapas. Por isto é importante este engajamento no concurso da canção. Para nós, guardas, é muito importante esta interação com os estudantes e professores", disse Renan Francisco de Oliveira, um dos palestrantes do programa.

Bolo e carta

A interação com os alunos e a troca de carinho têm sido constantes.

Na última quinta-feira (5), os guardas foram surpreendidos com um bolo de fubá cremoso com cobertura de creme de limão feito pela aluna Milene Guerreiro da Silva, da 7ª série da Emef Mercedes Rachid Edwards, do distrito de São Francisco Xavier.

Ela também escreveu uma carta que emocionou Renan e seu colega de palestras, o guarda Silas Augusto Andrade Cardoso.

"Gostaria de agradecer pelo trabalho de vocês, pela dedicação, pelo empenho e pelos ensinamentos que trouxeram para nós. Imagino não ser fácil o trabalho de vocês", escreveu Milene.

"Em um mesmo dia todos os sentimentos se misturam: alegria e tristeza, dor e felicidade. Mas vocês nos mostraram que o maior de todos está em vossos corações: o amor ao próximo", completou a estudante em outro trecho da carta.

Ela finalizou desejando aos guardas força e sabedoria.

"Que Deus continue abençoando a vida de vocês, renovando as forças e a fé e dando sabedoria a cada amanhecer. Deus abençoe", escreveu Milene.

Para Cardoso, manifestações de carinho como esta são motivadoras.

"Este reconhecimento nos estimula a trabalhar cada dia mais com estas crianças e adolescentes, transmitindo bons valores e ajudando-as", afirmou o guarda.

Revalorização

O Anjos da Guarda é um aperfeiçoamento do programa Escola Segura, criado na Guarda Civil Municipal em 2013. Antes, eram realizadas palestras sobre segurança nas escolas com o objetivo de mostrar que o guarda é uma pessoa amiga, que tem o objetivo de proteger a população

Após a revalorização e a mudança do nome, ocorridas na atual Administração em 2017, o programa foi encorpado e passou a promover o diálogo no ambiente escolar sobre valores, solidariedade, respeito mútuo, regimento escolar, coletividade, cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente, bullying e redes sociais, entre outros temas de interesse dos alunos. Tudo é feito usando uma linguagem apropriada para cada tipo de público-alvo.

Dentro das escolas, o programa promove palestras educativas relacionadas à segurança e de combate à violência, ao tráfico e ao uso de drogas, além de estimular a abertura de diálogo com pais, alunos, professores e diretores da rede municipal de educação. Também é realizado trabalho com teatro de fantoches.

Boas práticas

Não é só os alunos que estão participando de concurso. O Anjos da Guarda está disputando prêmio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de boas práticas de promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância.

O município está concorrendo na categoria Governo, que engloba órgãos e entidades do Executivo e do Legislativo nas esferas municipal, estadual, distrital e federal, além de instituições públicas de ensino e de segurança pública.

Também está na disputa o programa Caminhos do Esporte, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal com alunos dos 5º e 6º anos da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. A finalidade é despertar novos talentos para o esporte e oferecer boas perspectivas para o futuro das crianças da comunidade.

O objetivo do CNJ é selecionar trabalhos inovadores e eficazes, que possam ser replicados em outras cidades.

A premiação será realizada durante o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sudeste, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo.
Serão premiadas com troféu e certificado as três melhores práticas em cada categoria.