Festivale termina neste domingo após 12 dias de apresentações
Atualizado em 07/09/2019 - 15:07
Zabobrim, o rei vagabundo
'Zabobrim, O Rei Vagabundo', do grupo Barracão, é uma das atrações do último dia do 34º Festivale - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Após 12 dias de atividades, o 34° Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) chega ao fim nesse domingo, com cinco espetáculos e uma mesa de debate.

Com grupos do Estado de São Paulo (São José dos Campos, Jacareí, São Paulo e Campinas), as apresentações acontecem na Praça Matriz de Santana, Parque Santos Dumont, Parque da Cidade, Centro Cultural Clemente Gomes, Cine Teatro Benedito Alves e Teatro Municipal. A mesa acontece no Museu Municipal.

Os ingressos para o Teatro Municipal terão reservas online a partir das 10h da manhã de sexta-feira (5), além de outros que estarão disponíveis na bilheteria do local com 2 horas de antecedência.

No Cine Teatro Benedito Alves, os ingressos serão disponibilizados na bilheteria com 1 hora de antecedência. Nas praças, parques e casas de cultura a entrada é livre. Todos os ingressos são solidários, trocados por 1 litro de óleo, que será doado ao Fundo Social de São José dos Campos.

10h | Praça Matriz de Santana

DOIS BRINCANTES E O PRÍNCIPE FELIZ
Cia Milongas Sentimentais Teatro Popular
São José dos Campos – SP / Teatro Popular / 50min / Livre

João e Maria, um casal de artistas itinerantes chegam “Na rua” para apresentar sua nova história para o público. Maria, que está decidida a arranjar um emprego que torne sua vida mais segura, e persuadido por João, que a convence a narrar a história do Príncipe Feliz por essa única vez, com a esperança de que a partir de agora tudo vai mudar.

10h | Parque Santos Dumont
15h | Parque da Cidade

ROMIETA E JULIMEU
Humanidhas Trupe
Jacareí – SP / Comédia Dramática / 60min / Livre

A peça conta a mais antiga tragédia de amor e ódio, que envolveu duas famílias de circo que se odiavam, mas se uniram por conta de um patrocínio. Entretanto eles não contavam com amor de seus filhos Romieta e Julimeu, a bailarina e o palhaço de suas casas, levando a um desfecho de brigas e tristeza para as famílias.

13h | Centro Cultural Clemente Gomes

HYSTERIA
XIX de Teatro
São Paulo – SP / Drama / 70min / 14 anos

No final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino carioca, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições - reflexos direto de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social.

17h | Cine Teatro Benedito Alves

ROMEU E JULIETA
Minishakespeare
Jacareí – SP / Infanto Juvenil / 45min / Livre

Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.

20h | Teatro Municipal

ZABOBRIM, O REI VAGABUNDO
Barracão
Campinas – SP / Comédia / 100min / 14 anos

Zabobrim, o palhaço vagabundo, remexendo no lixo, encontra uma lâmpada mágica e o gênio lhe concede três pedidos. Palhaço que é, depois de perder os dois primeiros, pede para se tornar Rei. Seu desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças.

17h | Museu Municipal

MESA

CURADORIA COLETIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL PARA O FESTIVALE 2019
Com Wangy Alves, Fabiana Monsalú, Calixto de Inhamuns, André Ravasco, Fernando Rodrigues e Rodrigo Morais Leite.

Debate envolvendo a coordenação e toda a equipe curatorial a respeito da programação e da organização do Festivale deste ano.

Praça Matriz De Santana
Praça Mons. Luiz G. Alves Cavalheiro – Santana