Guardas desfilam com filhos e netos no 7 de setembro
Atualizado em 06/09/2019 - 16:00
Guarda Civil
Guardas civis municipais com seus filhos no ano passado durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Pelo terceiro ano consecutivo, os guardas civis municipais de São José dos Campos participarão do desfile cívico-militar de 7 de setembro acompanhados por seus familiares, incluindo filhos e netos que estarão fardados.

No total, 110 guardas estarão presentes no Dia da Independência. Destes, 53 desfilarão a pé, 10 de moto e 14 em viaturas elétricas.

Outros 21 representarão os programas Anjos da Guarda e Caminhos do Esporte, que são realizados pela GCM com alunos da rede municipal de ensino e que por suas relevâncias estão disputando prêmio do Conselho Nacional de Justiça de boas práticas de promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância.

O público poderá acompanhar ainda dois ônibus e uma caminhonete utilizados diariamente pela corporação para preservação do patrimônio público e atendimento às solicitações da comunidade.

Os representantes da corporação portarão duas faixas, fazendo alusão ao programa Anjos da Guarda e ao inédito título das 10ª Olimpíadas das GCMs do Estado de São Paulo, conquistado em julho último.

Do início ao fim do desfile, outros 30 guardas circularão pelo local garantindo a segurança do público, em trabalho conjunto com policiais militares e outras forças de segurança.

Emoção

Os guardas que desfilarão com seus filhos e netos consideram que este é um momento especial em suas carreiras e que o desfile contribuirá para incutir em seus familiares valores importantes.

O inspetor Celso Ferreira, 49 anos, levará no colo o neto Vítor, de 1 ano e 7 meses. Já a classe distinta Nilce Serafim, 47 anos, desfilará com os filhos Angel Gabrielli, de 9 anos, e Gabriel, de 11 anos.

"Sempre sonhei com este momento e tenho certeza de que será uma grande emoção. Desfilo há 27 anos, desde que entrei para a GCM, e será a primeira vez que terei um familiar ao meu lado", disse Ferreira.

"Quero que este desfile seja um momento marcante para o meu neto. Para mim, será uma chance de retribuir tudo que a Prefeitura fez por mim nestes anos todos", completou o inspetor.
Nilce também está ansiosa. Será o terceiro desfile de Gabriel e o primeiro de Angel.

"Pela primeira vez, os dois estarão desfilando comigo. Será muito gostoso. Eles valorizaram muito meu trabalho e ficam orgulhosos de vestir a farda de uma corporação tão importante como a nossa GCM", afirmou a guarda.

"É uma situação que não vivenciam no dia a dia. Estarão comigo e ao lado dos meus colegas. No desfile, aprenderão valores que norteiam o trabalho da GCM, como disciplina, valorização da cidade e do país, companheirismo, respeito e ordem. Será importante para o futuro deles."

Esquema especial

Com a expectativa de comparecimento de 10 mil pessoas, a Prefeitura preparou um esquema especial, que inclui a interdição algumas ruas do centro da cidade.

As comemorações começam às 8h com o hasteamento de bandeiras na orla do Banhado, na avenida São José.

O desfile cívico-militar começa por volta de 9h e deve contar com 5.000 participantes, entre estudantes, militares e integrantes de entidades. Cerca de 30 órgãos civis e militares já confirmaram presença.

Além dos guardas civis municipais, vão desfilar representantes do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), Tiro de Guerra, alunos das redes municipal e estadual de ensino, Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), agentes ambientais da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A) e Defesa Civil, entre outros.

Guarda Civil Municipal

Criação: 6 de janeiro de 1988

Efetivo atual: 328 homens e mulheres.

Novos guardas: 30 que fizeram o concurso público de 2018 serão incorporados até o final deste mês para agilizar e otimizar o serviço prestado à população. Outros 70 começarão a trabalhar neste ano

Principal missão: Preservação do patrimônio público

Pioneirismo: Os 30 carros elétricos colocaram São José na vanguarda. É a primeira frota do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China

Título inédito: Conquistou neste ano a 10ª edição das Olimpíadas das GCMs do Estado de São Paulo