Festivale encerra neste fim de semana com grande programação
Atualizado em 06/09/2019 - 17:51
Circo de Cuesta
A peça Circo de Cuesta, uma parceria com o Sesi, acontece às 19h, no Cine Santana - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As atividades acontecem na Praça Afonso Pena, Teatro do Sesi, Cine Santana, Parque da Cidade, Teatro Municipal, Centro Cultural Clemente Gomes, com grupos do Estado de São Paulo.

Os ingressos para o Teatro Municipal foram disponibilizados por meio de reserva online, mas haverá outros disponíveis na bilheteria do local com 2 horas de antecedência. No Teatro do Sesi, as reservas poderão ser feitas pelo site Meu Sesi ou retirados com 1 hora de antecedência, no local.

Nas praças, parques e casas de cultura a entrada é livre. Todos os ingressos são solidários, trocados por 1 litro de óleo, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.

Programação de sábado (7)

10h30 | Praça Afonso Pena

QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA
Tropa do Vale
São José dos Campos – SP / Poético Popular / 50 min / Livre

O espetáculo é uma releitura de histórias e cantigas do imaginário da cultura literária brasileira, adaptado por Meire Pedroso. Tem como fio condutor o texto ‘O teatro de Seu Bertoldo e o Círculo de Salomão’, de Ilo Krugli, que aborda temas referentes ao contexto histórico-político do mundo globalizado, como por exemplo, a justiça.

20h | Teatro do SESI

CIRCO DA CUESTA*
Cia Beira Serra de Circo e Teatro
Comédia Circense / 60min / Livre

A tradicional quermesse do vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra vai receber um grande circo. Quando a festa começa e os artistas não chegam, os trabalhadores e organizadores do evento se desdobram com malabarismos, ilusionismo e acrobacias para entreter o público, que está ansioso para a chegada do grande circo.

* Espetáculo inédito e desenvolvido com apoio e subvenção financeira do SESI-SP - Edital Viagem Teatral - Produções Inéditas, oferecido na forma de parceria para compor o Festivale.

19h | Cine Santana

OLÍVIA
Cia Casa de Palhaça
São José dos Campos – SP / Comédia / 45min / Livre

A luta contra a balança e o espelho sempre fizeram parte da vida de Olívia. Porém, a Palhaça promete encarar com muita coragem seus medos e angústias para realizar seu grande sonho.

15h | Parque da Cidade

ROMEU E JULIETA
Minishakespeare
Jacareí – SP / Infanto Juvenil / 45min / Livre

Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.

21h | Teatro Municipal

(IN)JUSTIÇA
Companhia de Teatro Heliópolis
São Paulo – SP / Experimental / 105min / 12 anos

A peça é um ensaio cênico, guiado pela indagação ‘o que os veredictos não revelam? ’, que reflete sobre aspectos do sistema jurídico brasileiro. Para tanto, conta a história do jovem Cerol que, involuntariamente, pratica um crime. A partir daí, surgem diversas concepções sobre o que é justiça, seja a praticada pelo judiciário ou aquela sentenciada pela sociedade.

22h | Centro Cultural Clemente Gomes

FESTAVALE
Abacaxepa e Cabelo de Milho

Com a participação das bandas Abacaxepa e Cabelo de Milho, e dos DJ’s do Projeto Nagulha, o público está convidado a participar da festa para brindar o encerramento do 34° Festivale.

Para mais informações das oficinas clique aqui.

9h | SESI

OFICINA

ACROBACIA E A CENA*
Cia Beira Serra de Circo e Teatro – Fernando Vasques e MiMi Tortorella

Oficina propõe dinâmicas de integração e desafios físicos e criativos Acrobacias, saltos e rolamentos. A oficina oferece uma vivência com técnicas acrobáticas de solo usando equilíbrios, apoios e deslocamentos. A atividade busca aprofundar a utilização da acrobacia em cena e despertar o interesse por esse tipo de atividade.

*Oficina de Produção oferecida pelo SESI na forma de parceria para compor as ações formativas do Festivale.

9h às 17h | Centro Cultural Clemente Gomes

OFICINA

TEATRO E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE
Maria Tendlau

Uma reflexão acerca das práticas pedagógicas no ensino do teatro, abrindo espaço para o debate das potencialidades, desafios e pertinência destas em tempos de perplexidade. Com o avanço da violência e a percepção de uma crise no ensino se renova a necessidade de entendermos a importância do ensino da arte.

9h às 17h | Centro Cultural Clemente Gomes

MESA

O LUGAR DA CRÍTICA EM FESTIVAIS E MOSTRAS DE TEATRO
Com Rodrigo Morais Leite, Júlia Guimarães, Valmir Santos e Daniele Ávila Small

Mesa-redonda formada pelas críticas e críticos convidados, na qual serão debatidas questões ligadas à crítica de arte de uma maneira geral e, mais especificamente, à crítica teatral, analisando algumas qualidades peculiares dessa prática discursiva e sua inserção em festivais e mostras de teatro.

Praça Afonso Pena
Centro - São José Dos Campos