Buquirinha recebe UBS Resolve nesta terça-feira
Atualizado em 09/09/2019 - 17:52
UBS RESOLVE BUQUIRINHA - 06-09-2019 - LUCAS CABRAL
Unidades que recebem o UBS Resolve também ganham nova identidade visual e sala de coleta para realizar exames laboratoriais - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde do bairro Buquirinha, na região norte de São José dos Campos, recebe nesta terça-feira (10) o programa UBS Resolve. Para passar a atender a população dentro deste conceito de atenção básica, a unidade passou por uma grande reforma.

As obras começaram no fim de julho e incluiu a adequação da sala de coleta, reforma do telhado do prédio principal, revisão da tubulação de esgoto, construção de uma sala para ser usada como curativo, construção de um depósito de material de limpeza, pintura geral do prédio, reforma geral da parte elétrica, troca de luminárias, adequação de uma nova sala de inalação para garantir melhor privacidade aos usuários, troca de parte do piso, entre outras.

Esta será a 28ª unidade de saúde de São José dos Campos a receber o programa, que veio com o objetivo de tornar as UBS’s mais resolutivas. As unidades que recebem o UBS Resolve também ganham nova identidade visual e sala de coleta para realizar exames laboratoriais. Outra mudança importante é o deslocamento da sala da gerência para próximo da recepção, para facilitar o contato com a comunidade.

Além de todas as melhorias que o programa leva, as unidades também recebem o projeto Gestão à Vista, que apresenta, em local visível ao público, um painel com os indicadores epidemiológicos daquela unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A unidade

A UBS Buquirinha funciona das 7h às 18h, trabalha no modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF) e tem 9.644 munícipes cadastrados. Seu quadro de profissionais conta com 1 ginecologista, 1 pediatra, 3 clínicos, 3 enfermeiros, 6 assistentes de enfermagem, 3 dentistas e 12 agentes comunitários de saúde.

A unidade oferta atendimentos em grupos de planejamento familiar, gestantes, saúde bucal, diabéticos e hipertensos, saúde da criança, lian Gong e caminhada. A unidade é referência para os bairros Buquirinha I e II, Mirante do Buquirinha, Freitas, Costinha, Chácara Boa Vista, Bengalar, Chácara Água Soca, Vera Cruz, Taquari, Turvo, Fazenda Boa Vista, Chácara do Florindo e Jardim Rochedo.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×