Alunos da rede municipal visitam redações jornalísticas
Atualizado em 06/09/2019 - 18:02
Alunos da Rede Municipal visitam redação de site de noticias  03 09 2019
O grupo imprensa, composto por alunos de seis escolas municipais está responsável pela cobertura de todas as atividades da Sief - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de entender como funciona uma redação, um grupo de 13 alunos responsáveis pela cobertura jornalística da Sief (Simulação para o Ensino Fundamental) visitou nesta semana dois veículos de comunicação: o portal G1, na terça-feira (5), e o Jornal O VALE, na quinta (5).

O Sief, que será realizado entre os dias 10, 11 e 12 de setembro, com cerca de 130 alunos do 7° ao 9º ano, de 43 escolas municipais de ensino fundamental, segue o mesmo formato dos comitês realizados pelas ONU (Organização das Nações Unidas).

Com toda a vivência de chefes de Estado e delegações, os alunos da rede de ensino municipal irão assumir o papel de diplomatas para negociar e solucionar conflitos. O grupo imprensa, composto por alunos de seis escolas municipais, está responsável pela cobertura de todas as discussões.

"Foi muito interessante presenciar e conhecer as etapas de apuração da notícia e produção de um jornal", disse Júlia de Fátima, aluna da Emef Luzia Levina Aparecida Borges.

Para Gabrieli Monteiro, aluna da Emef Professora Mercedes Carnevalli Klein, as visitas devem contribuir bastante com os trabalhos que serão realizados na próxima semana. “Esclarecemos algumas dúvidas e aprendemos diversas curiosidades. Estamos felizes e agradecidos com essa oportunidade.”

O laboratório pelas redações do portal de notícias G1 e jornal O VALE contou ainda com professoras e orientadora educacional da rede de ensino municipal.

"A experiência abriu um leque de novos olhares dos alunos para o fantástico mundo do jornalismo, a partir das visitas os alunos poderão protagonizar a vivência jornalística de forma efetiva durante as atividades da Sief. Foi lindo ver os olhinhos curiosos e atentos a cada orientação. Tenho certeza que foi um momento único", disse a orientadora educacional Patrícia Claro.

“Os alunos não verão ou assistirão a um jornal com os mesmos olhos, foi marcante, concluiu a professora Sandra Cardozo Lima.

Sief

A Simulação para o Ensino Fundamental, que não acontecia desde 2012, foi retomada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cidadania com o objetivo de estimular ações de liderança e empreendedorismo nos alunos da rede municipal.

Voltada para alunos do 7º, 8º e 9º ano, a Sief faz parte das atividades extracurriculares no ensino da rede municipal, por meio do Programa Líder do Futuro. Os debates, que envolvem professores, orientadores educacionais e aproximadamente 130 alunos, serão divididos em três grupos:

PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com o tema “Todos por elas”

PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com o tema “ Exploração de Minérios” 

Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com o tema “Uso da internet”.

Os três dias de atividade irão contar ainda com um grupo de imprensa, a equipe formada por 13 alunos que será responsável pela cobertura dos encontros fará um jornal no final de cada dia, registrando com fotos e matérias a cobertura de todas as discussões.

Serviço Programa Líder do Futuro – debate nos moldes da ONU
• Simulação para Ensino Fundamental (Sief)
• Data: 10,11 e 12 de setembro
• Horário: 13h30 às 17h
• Local: Centro de Formação do Educador (CEFE)
Av. Olívio Gomes, 250 – Santana

 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania