IPSM conquista certificação inédita em gestão previdenciária
Atualizado em 04/09/2019 - 16:03
Atendimento Instituto do Servidor 29 07 2019
Certificação obtida pelo IPSM é decorrente de melhores práticas de gestão previdenciárias - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

O IPSM (Instituto de Previdência do Servidor Municipal) conquistou recentemente o certificado nível II no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios- Pró-Gestão, instituído pela Secretaria de Previdência Social, do governo federal.

O Pró Gestão é um programa de certificação, com adesão voluntária, dividido em três pilares - Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária - que totalizam 24 ações a serem realizadas pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).

O programa tem como objetivo auxiliar os RPPS a dotarem melhores práticas de gestão previdenciária, o que influencia diretamente no aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários e no desenvolvimento de uma maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O Pró Gestão possui quatro níveis de aderência e a certificação tem validade de três anos, devendo ser renovada ao final desse período. Após um ano da data da certificação é possível pleitear a alteração para um nível superior, visto isso o IPSM, visando a melhoria continuada, já está se preparando para obter em 2020 a certificação no Nível 04 (último nível).

Ações implementadas

Durante o processo de certificação foram realizados os mapeamentos dos processos por meio de fluxogramas, que possibilitaram uma visão global dos trâmites e deram base para a confecção da manualização (também conhecida como padronização ou normalização) que é um documento contendo, em texto, o passo a passo de cada processo.

De acordo com a diretoria do Instituto de Previdência do Servidor Municipal, esta etapa da certificação merece destaque, pois permitiu ao Instituto reconhecer suas forças e fraquezas e, assim, aumentar sua eficácia e eficiência através do aprimoramento dos processos com embasamento nos padrões de conformidade.

Além disso, foram ofertados cursos de capacitação para servidores e conselheiros e elaborados novos documentos, visando melhoria da transparência, como o Relatório de Governança Corporativa que demonstra os atos de gestão aos segurados e a sociedade e o Plano de Ação Anual que define metas a serem desenvolvidas pelo IPSM.

IPSM em números

Em julho de 2019 o IPSM contava com um total de 4887 aposentados e 890 pensionistas. Possuindo, em 2019, uma média de 35 aposentados por mês.

O IPSM possui em seu quadro 20 servidores efetivos (fruto de concurso realizado pela 1ª. vez desde sua fundação), 11 cedidos/comissionados e 15 estagiários.

Resultado de uma gestão austera e eficiente, em agosto de 2018, o IPSM conquista sua sede própria, um grande patrimônio dos servidores, possibilitando melhoria no acolhimento e atendimento aos servidores, aposentados e pensionistas.

Recadastramento obrigatório

Como parte das ações administrativas de boa gestão e que levaram à certificação, o IPSM iniciou em junho e finaliza agora, em setembro, o recadastramento obrigatório exclusivo para servidores municipais, aposentados e pensionistas.  A medida, além de ser uma exigência do Pró-Gestão, é de extrema importância, pois visa manter a saúde financeira do IPSM, o que garante a manutenção do pagamento das aposentadorias e pensões.