Curso da Prefeitura melhora a atuação dos agentes da mobilidade
Atualizado em 05/09/2019 - 10:45
Capacitação dos Agentes de Mobilidade   04 09 2019
Curso da Prefeitura melhora a atuação dos agentes da mobilidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos aposta na capacitação constante dos seus servidores públicos com o foco principal na melhoria dos atendimentos à população. Com esse intuito, a Secretaria de Mobilidade Urbana vem realizando um curso de qualificação para os agentes da mobilidade.

O objetivo é melhorar o gerenciamento de conflitos, comunicação e prestação de serviço à população. As aulas acontecem sempre as segundas e quartas-feiras e as turmas, com uma média de 10 agentes, são divididas por período, manhã ou à tarde.

Nesta semana, mais duas turmas iniciaram o curso. O agente Alexandre participou do encontro desta quarta-feira (4) e aprovou a capacitação. “Muito bom e excelente material didático também. Pode ajudar em tudo, não só no trabalho, mas na vida pessoal”, afirmou.

O colega e também agente, José, destaca a importância da autoavaliação que o curso proporciona. “É importante para nos conhecermos também, levar pro nosso dia a dia e melhorar ainda mais a maneira de abordagem. Com esse conhecimento, nas situações de conflito do dia a dia, acabamos atendendo com a maior tranquilidade possível para resolver as demandas e problema do munícipe”, disse.

Nas aulas, de forma interativa os agentes realizam atividades práticas que estimulam o autoconhecimento, excelência no atendimento ao munícipe e as melhores formas para solucionar conflitos. Duas turmas já concluíram o curso e a ideia é capacitar até o fim de outubro todos os 98 agentes da mobilidade de São José dos Campos.

Unificação

A Prefeitura de São José dos Campos unificou as equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, tornando-os agentes da mobilidade. A novidade tem foco no compartilhamento de recursos, um dos pilares da Administração.

Na prática, desde então, o grupo atua nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização do trânsito e transporte, respaldados pelos investimentos em inovação e tecnologia para a atuação.