Prefeitura realiza 4ª avaliação de densidade larvária até dia 18
Atualizado em 30/09/2019 - 17:24
Arrastão contra a dengue na zona norte
A visita aos imóveis acontecerá de 1 a 18 de outubro em todas as regiões da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta terça-feira (1) a 4ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, para levantar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika).  A pesquisa será realizada em todas as regiões da cidade até 18 de outubro.

Foram sorteados 18.562 imóveis dentro das 42 áreas cadastradas no município. Em cada quarteirão serão trabalhados o número de imóveis necessários para atingir a amostragem sorteada.

A ação é importante para avaliar as atividades que foram executadas nessas áreas e acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo. A comparação com outras áreas permite identificar aquelas prioritárias para atuação.

Para esta atividade serão trabalhados imóveis residenciais, comerciais e pequenas obras, excluindo habitações abandonadas (desabitadas, em demolição, em construção ou à venda), terreno baldio, terreno baldio murado, praças, áreas verdes e imóveis especiais.

Segundo orientação da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), em São Francisco Xavier, a avaliação ocorrerá em toda a área do distrito (25 quadras/825móveis), devido à característica diferenciada das demais áreas do município.

Participarão da ação 12 equipes, com uma média de 103 imóveis/dia a serem visitados por equipe. Paralelamente à pesquisa, as equipes do CCZ continuarão realizando controle de criadouros e nebulização dos casos notificados.

Outras avaliações

Esta será a quarta ADL do ano promovida pelo CCZ. A primeira, em janeiro, apontou índice breteau de 1,0; a segunda, em abril, de 1,1 e a terceira, em julho, de 0,1.