Meu Pet Feliz inicia 5ª fase e já programa 250 castrações gratuitas
Atualizado em 03/09/2019 - 18:54
Castrações no CCZ
As próximas castrações do programa Meu Pet Feliz serão realizadas no dia 13 de setembro no CCZ - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

As próximas castrações do programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, estão agendadas para o dia 13 de setembro, sexta-feira, a partir das 8h, no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Ao todo, serão castrados 250 animais, sendo 190 cadastrados na quinta fase (50 cães fêmeas e 140 cães machos) e 60 felinos inscritos na terceira e quarta fases do programa (confira a lista).

Nessa terça-feira (3), as 1.000 vagas gratuitas abertas para as castrações da quinta fase foram preenchidas em pouco mais de 1 hora. As inscrições foram feitas no site da Prefeitura. As cirurgias seguirão a ordem cronológica de inscrição, de acordo com a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero.

Os tutores serão convocados por e-mail. A coordenação do programa de Bem Estar Animal lembra que o munícipe deve ficar atento ao chamamento pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Quando convocado, o tutor assina um termo de compromisso, que é fundamental para evitar faltas. Neste documento também constam a data e horário da cirurgia e informações sobre o pré e pós-operatório dos pets.

Balanço

Nas quatro primeiras fases do programa, que começou em agosto do ano passado, foram castrados 3.478 animais, sendo 2.783 caninos (1.828 fêmeas e 955 machos) e 695 felinos (439 fêmeas e 256 machos).

O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.