Educação Financeira é tema de oficinas do ‘Família Empreendedora’
Atualizado em 03/09/2019 - 18:51
Projeto Família Empreendedora com novos temas de oficinas (Empreendedorismo Social e Economia Doméstica) na Fudhas Unidade Dom Bosco no Campo dos Alemães. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 02-09-2019
Maria Aparecida Ferreira, 50 anos, é mãe das alunas da Fundhas, Ialle Raiane e da Isis Tuane, com 11 e 9 anos, e aprovou a primeira oficina sobre Educação Financeira - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

“O conhecimento faz a diferença na vida da gente, nos ajuda a mudar e faz com que nossos filhos se desenvolvam melhor.” A fala do professor Giuseppe Hilário, do curso técnico em Administração do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), ganhou aprovação do grupo de mães reunidas na oficina do Família Empreendedora, no Campo dos Alemães, nesta terça-feira (3).

Nesta terça e quarta-feira (4), os familiares de atendidos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) da região sul recebem as primeiras oficinas de Economia Doméstica e Empreendedorismo Social pelo projeto. As próximas aulas serão nos dias 10 e 11 deste mês. 

Entre os conceitos apresentados pelo professor estavam educação financeira, finanças pessoais, independência financeira, planejamento e investimento. O destaque ficou para a importância da saúde financeira para qualidade de vida e bem estar familiar. 

Qualificação

Atenta às explicações e participando dos debates em grupo estava dona Maria Aparecida Ferreira, 50 anos, mãe da Ialle Raiane e da Isis Tuane, com 11 e 9 anos, respectivamente, alunas da Fundhas no Dom Pedro I.

Dona Maria produz e vende trufas para ajudar na renda familiar e considera a oficina uma forma de ‘estar próxima da Instituição, participando, frequentando e aprendendo'.

“O professor explicou muito bem, com exemplos e orientando sobre como administrar nossa renda. Esse ensinamento é como um caminho para seguirmos, ajuda no dia a dia. Como faço e vendo trufas, devo colocar tudo na ponta do lápis, os gastos e o lucro, e me organizar”, diz.

“A Fundhas é muito importante para minhas filhas, elas gostam muito. Eu coloquei aqui pensando em um futuro melhor para elas, com novos aprendizados, auxílio aos estudos, artes, cultura, cursos, passeios diferentes, é bom demais”, afirma dona Maria.

Oportunidades

Oferecer oportunidade de qualificação profissional, com conteúdo teórico e experiências práticas, para reinserção no mercado de trabalho é um dos objetivos do projeto Família Empreendedora da Fundhas.
Em maio, a unidade Embraer, no Putim, foi a primeira a receber o programa, seguida pela Petrobras (Campos de São José) e, neste mês, pelas unidades Dom Bosco Criança, Dom Bosco Profissionalizante, ambas no Campo dos Alemães, e Arnoldo Nascimento, no Dom Pedro.

A novidade da vez são os temas que devem abordar assuntos como educação financeira, orçamento pessoal, finanças, MEI (Microempreendedor Individual), entre outros.

Até o fim deste ano, cerca de 560 famílias poderão ser beneficiadas. Todas as oficinas têm 8 horas de duração, para facilitar a participação efetiva dos pais e responsáveis. Cada unidade da Fundhas pode disponibilizar até 40 vagas e definir a programação das oficinas.

Os temas abordados são: hotelaria e camareiro (noções básicas de arrumação e organização de locais e ambientes), empreendedorismo social e economia doméstica (noções de planejamento financeiro).

Fazendo a Diferença

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens no município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e oferece projetos voltados aos esportes, música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC.

Serviço – Família Empreendedora na região sul

Empreendedorismo Social

Data: 4/9 (quarta-feira), das 17h às 21h
Local: Unidade Dom Bosco Criança, na Avenida João de Oliveira, 757 – Campo dos Alemães
Público: Cerca de 80 familiares de alunos, das unidades Dom Bosco Criança e Arnoldo Nascimento, além de professores e equipes da Fundhas.

 

Economia Doméstica – 2ª oficina
Data: 10/9 (terça-feira), das 8h às 12h
Local: Unidade Profissionalizante Dom Bosco, na Avenida João de Oliveira, 757 – Campo dos Alemães
Público: Cerca de 40 familiares de alunos, além de professores e equipe da Fundhas.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×