Melhoria da segurança é destaque em reunião com Consegs
Atualizado em 25/09/2019 - 18:16
Reunião com representantes dos Consegs no Paço Municipal. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 24-09-2019
Reunião da Prefeitura com Consegs teve como destaque melhorias na segurança com o programa São José Unida; conselheiros vão multiplicar informações recebidas junto às comunidades em que atuam - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos tem ampliado a interação com os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).

Representantes da Guarda Civil Municipal e da Administração participam das reuniões mensais nos bairros, apresentando as ações do atual Governo e colhendo as demandas da população.

Nesta terça-feira (24), foi realizado encontro no Paço com as lideranças dos 5 Consegs de São José. A reunião também contou com a presença de outros membros do Conselho Municipal de Segurança, representando a Polícia Civil, o Comus (Conselho Municipal de Saúde) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

As ações do programa São José Unida, que têm contribuído para a redução dos índices de criminalidade no município, foram o destaque do bate-papo. Durante duas horas, foram apresentados investimentos, programas e projetos como a implantação de lâmpadas de LED nas ruas de bairros de todas as regiões da cidade, a licitação para aquisição de 1.000 câmeras de monitoramento e os 176 Portais de Segurança.

Também foram abordados temas como as melhorias em infraestrutura e capacitação da Guarda Civil Municipal, o retorno da Atividade Delegada e a Patrulha do Sossego Público, entre outras iniciativas.

Os conselheiros aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e apresentar sugestões de novas ações para melhoria da segurança.

União de forças

Lideranças presentes à reunião destacaram a importância das ações adotadas pela Prefeitura em parceria com as forças de segurança do município e se comprometeram a multiplicar as informações recebidas junto às comunidades em que atuam.

"A reunião foi muito proveitosa e vai contribuir para ampliar ainda mais nosso canal de diálogo com a Prefeitura, que já é bom. Temos percebido diariamente o interesse da atual Administração em investir em segurança e atender rapidamente as demandas da população", disse o vice-presidente do Conseg Leste 1, Evandro Cruz.

"O encontro foi muito bom e espero que tenhamos outros como este. Foi muito interessante para conhecermos melhor os investimentos em segurança. Com mais informações, poderemos ajudar a Prefeitura na divulgação destas ações, que têm contribuído para a redução da criminalidade", afirmou o presidente do Conseg Norte, Nélson Costa Aparecido.

Criminalidade em queda

Com o programa São José Unida, que foi criado pela atual Administração em 2017 e reúne todas as forças de segurança, os índices de criminalidade têm despencado progressivamente.

Em 2019, estão sendo registradas as menores taxas de homicídios, roubos, assaltos e furtos somados e roubos de veículos em comparação aos mesmos períodos dos últimos 18 anos, considerando os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública desde o início da série histórica, em 2002.

O programa São José Unida é liderado pela Prefeitura e conta com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

Conselho Municipal de Segurança

O Conselho Municipal de Segurança, instituído em 1992, é um órgão consultivo que tem como principal objetivo discutir ações e medidas para melhoria da segurança pública no município.

Entre as principais funções estão desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas, realização de campanhas que estimulem a participação da sociedade em projetos e programas, recebimento de sugestões da comunidade, apoio às ações desenvolvidas por órgãos governamentais ou não e promoção de entendimentos com organizações e instituições afins, entre outras.

É composto por membros (titular e suplente) de 23 órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.

A Prefeitura é representada por integrantes das secretarias de Proteção ao Cidadão; Apoio Jurídico; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania e Mobilidade Urbana.

Também fazem parte membros da Câmara Municipal; dos 5 Consegs de São José; das polícias Civil e Militar, da Secretaria Estadual de Educação e de entidades como a OAB e a ACI (Associação Comercial e Industrial), entre outras.

Consegs

São José possui atualmente 5 Consegs: Sul, Sul-Leste, Leste 1, Centro-Oeste e Norte.

Eles são formados por moradores de uma mesma região, que se reúnem para acompanhar a solução dos problemas de segurança.

Também desenvolvem campanhas educativas, estreitam laços de entendimento e cooperação com as lideranças locais e acionam os poderes públicos municipal, estadual e federal quando necessário.

Cada Conseg tem autonomia para a captação de recursos necessários para que possa realizar suas tarefas, de acordo com a legislação em vigor.