Luiz Fischer
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
As quatro Casas do Idoso promovem, nesta semana, atividades e ações para ajudar a sociedade a reconhecer os impactos das demências e dar suporte a cuidadores. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão em parceria com Secretaria de Saúde.
O Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer foi no último sábado (21). E a Prefeitura realizou no Centro da Juventude (região sul) e no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (região norte) atividades para orientar sobre os sintomas, dicas como se prevenir e os cuidados para com as pessoas com a doença.
Doença neurodegenerativa progressiva, o Alzheimer se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
Para Marguerite Schneider, pesquisadora da Universidade de Kapton, na África do Sul, e que estava representando o projeto Stride Brasil, afirma que é preciso aumentar a conscientização da população mundial sobre demência.
“Os fatores de risco são tabagismo, sedentarismo, alimentação não adequada e obesidade, entre outros. A prevenção é controlar a pressão alta, fazer exercícios físicos e uma alimentação correta.’’
O que é Alzheimer?
A DA (Doença de Alzheimer) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Com a manifestação da doença, surgem dificuldade de relacionamento com a família e com a sociedade, pois a memória recente se torna prejudicada.
Várias atividades podem ajudar a prevenir essa doença degenerativa: atividades físicas, jogos de memórias, cursos de idioma e leitura e convívio com outras pessoas, além da medicação prescrita pelo médico. Com esses cuidados, pode-se diminuir a evolução indesejada da doença e melhorar a relação interpessoal e familiar do idoso.
A Prefeitura de São José dos Campos desenvolve essas atividades e várias outras nas quatro Casas dos Idosos, localizadas nas regiões norte, sul, leste e centro, através da Secretaria Apoio Social ao Cidadão.
Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.
No Brasil, centros de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.
Serviço
Casa do Idoso Centro - Rua Euclides Miragaia, 508
Casa do Idoso Norte - Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana
Casa do Idoso Leste - Rua Cidade de Washington, 164 - Vista Verde
Casa do Idoso Sul - Avenida Andrômeda, 2601 - Bosque dos Eucaliptos
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.