Alzheimer é debatido no Centro da Juventude e Parque da Cidade
Atualizado em 21/09/2019 - 16:42
Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-09-2019
A ação realizada no Centro da Juventude, zona sul e Parque da Cidade Roberto Burle Marx, região norte, contou com aferição de pressão arterial e medição de glicose - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Com o objetivo de ajudar a sociedade reconhecer os impactos das demências e dar suporte a cuidadores, a Prefeitura realizou neste sábado (21), ações de orientações sobre o Alzheimer.

Doença neurodegenerativa progressiva, o Alzheimer se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.

A atividade organizada pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão em parceria com Secretaria de Saúde, contou com orientações dos sintomas, como prevenir e os cuidados para com as pessoas com Alzheimer.

A ação realizada no Centro da Juventude, zona sul e Parque da Cidade Roberto Burle Marx, região norte, contou ainda com aferição de pressão arterial e medição de glicose.

“ Essa iniciativa é importante, em um momento de lazer com a família, aproveitei para fazer os testes e esclarecer algumas dívidas”, contou o engenheiro Bruno Silva.

Debora Oliveira, pesquisadora associada a Unifesp, falou sobre algumas medidas que podem prevenir o Alzheimer.

“Cerca de um terço dos casos de demência são preveníeis, existem fatores de ricos que são modificáveis por meio de mudança de estilo de vida, como não fumar, praticar atividades físicas, controlar o peso, estudar, ler, manter a mente sempre ativa, controle da hipertensão, diabetes entre outros. Em resumo, o que é bom para o seu coração é bom para o cérebro”, concluiu.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×