São José ganha mais 300 árvores neste fim de semana
Atualizado em 21/09/2019 - 08:59
PLANTIO DE ARVORES AREA DE PRESERVAÇAO PERMANENTE CORREGO ALAMBARI - 20-09-2019 - LUCAS CABRAL
Alunos da Fundhas e comunidade do Campos de São José participam do plantio de 30 árvores no Parque Alambari, região leste, nesta sexta-feira - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Neste sábado (21), quando se comemora o Dia da Árvore, as vias públicas do município receberão novas árvores nativas para enriquecimento da arborização urbana. As ações fazem parte da programação da Semana da Árvore 2019.

A primeira ação acontece no Anel Viário, com o Plantaço de 300 árvores nativas nas imediações do viaduto Nadim Rahal, entre a avenida Jorge Zarur e o Anel Viário. A Ação conta com a participação do Coletivo Enactus e Unifesp, moradores do entorno e voluntários engajados. O ponto de encontro será na avenida Jorge Zarur, 650 (em frente a Faap), às 8 horas.

As 300 árvores nativas fazem parte da compensação ambiental pela obra do Arco da Inovação, conforme Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado pela Prefeitura junto ao órgão estadual.

Às 9h, a programação do Dia Mundial de Limpeza, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, se integra à Semana da Árvore, com a realização de caminhada e plantio de 38 árvores nativas nas imediações do Vidoca e vias públicas do Jardim Aquarius. O ponto de encontro será na Praça Ulysses Guimarães, região oeste.

No domingo (22), às 9h, será realizada uma Trilha Urbana no bairro Esplanada, região central, destacando a riqueza e diversidade de árvores em um dos bairros mais arborizados da cidade, além de trazer curiosidades sobre as espécies e a própria história do local.O ponto de encontro será na Praça Nossa Senhora de Fátima.

Parque Alambari

Nesta sexta-feira (20), o Parque Alambari, na região leste, recebeu o plantio de 30 árvores nativas em uma APP (Área de Preservação Permanente) apelidada carinhosamente pela comunidade como Florestinha. A ação marcou a celebração de quatro anos do Projeto Ecomuseu+ no Campos de São José, que promove o engajamento da comunidade para a preservação do meio ambiente e da cultura local. O projeto é uma realização do Centro de Estudos da Cultura Popular com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal. O evento contou com a parceria entre as Secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e Manutenção da Cidade, Fundhas e do Lions Club.

Semana da Árvore

A programação da Semana da Árvore, que acontece de 19 a 27 de setembro, conta com plantios, workshop e ações de mobilização e educação ambiental envolvendo escolas, comunidade e entidades.

O objetivo da Semana da Árvore é estimular a percepção da sociedade sobre a importância das árvores em nosso meio e incentivar a arborização nas vias públicas do município.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Confira a programação completa no site da Prefeitura.