Programa Aja começa em São José com debates sobre inclusão
Atualizado em 14/09/2019 - 22:44
Ação Jovem Acessível no Centro da Juventude  14 09 2019
Com debates, experiências de vida e prestação de serviços, programa Aja estreou neste sábado e foi elogiado pelo público que compareceu ao Centro da Juventude - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Promover a inclusão social de pessoas com deficiência oferecendo oportunidades iguais de acesso à informação, cultura e serviços é um dos principais objetivos do programa Aja (Ação Jovem Acessível), cuja primeira edição aconteceu na noite deste sábado (14), no auditório do Centro da Juventude, na zona sul de São José dos Campos.

O programa estreou bem, com intérprete de libras, oferta de serviços para estágio e oportunidades de emprego, poesia, música e exemplos de superação compartilhados com o público PCD (Pessoa com Deficiência), formado por jovens entre 15 e 29 anos, além de convidados.

Respeito às diferenças  

O analista ambiental e músico Luciano de Jesus Lima, 43 anos, conhecido por Lu Ferreira, compartilhou um pouco de sua história de vida e apresentou composições que têm como tema o respeito às diferenças, a superação e o amor como valores universais.

Para ele, que tem 5% da visão, o sentido mais importante a ser buscado é o da humanidade.

“Este tipo de evento é necessário, por tratar a inclusão de forma ampla, a partir do debate sobre inclusão das pessoas com deficiência. É necessário resgatarmos o respeito às diferenças”, afirmou.

Superação

Outra presença de destaque foi a do educador social e músico Roneir José Silva, 46 anos, sendo 32 deles como cadeirante após ter sido diagnosticado com poliomielite na adolescência. 
Acompanhado pela MC Patrícia, sua amiga e ex-aluna, eles apresentaram rimas convidando todos a refletirem sobre temas atuais da sociedade e a necessidade de uma vida coletiva pautada no respeito e na união.

“Este evento dá mais visibilidade às pessoas com deficiência, mostrando que cada uma tem seu talento e que todos juntos podem trocar aprendizados”, disse Silva.

Representatividade

As jovens Ana Caroline da Silva Bento e Isabella Duque, ambas de 20 anos e moradoras do Altos de Santana, na zona norte, aprovaram a iniciativa. Elas destacaram a relevância de discutir temas ligados à juventude.

“Quando cheguei e vi a intérprete de libras já achei o máximo e percebi que seria bom. A representatividade é importante para todas as pessoas”, afirmou Ana.

O evento deste sábado foi encerrado com bate papo coordenado por Fabiana Moraes, que compartilhou a experiência de viver com suspeita de esclerose múltipla. A partir do diagnóstico, Fabiana juntou forças para ajudar a levar informações a outras pessoas na mesma situação e com problemas de saúde.

A mensagem final do encontro foi de se ter esperança diante das diversidades da vida.

AJA

O programa foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Assessoria de Programas para a Juventude, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. O Ação Jovem Acessível deve ter outras edições, com datas futuras a serem definidas.

Mais informações sobre as atividades da Assessoria de Programas para a Juventude podem ser obtidas na página São José Jovem no Instagram e Facebook, pelo telefone 3932-8693 ou através do WhatsApp (12) 99618-2941.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×