Museu do Folclore participa da Flim 2019
Atualizado em 13/09/2019 - 17:02
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Brinquedos da brinquedoteca do Museu do Folclore estarão na Flim 2019, no espaço Quintal das Letras - Foto: Divulgação/MFSJC - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos também estará presente da Flim 2019, que começa nesta sexta-feira (13) e vai até domingo (15), no Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana. A atividade do museu será realizada no espaço Quintal das Letras, no sábado e no domingo, das 9h às 12h, e terá como foco a brincadeira.

No local, serão colocados à disposição das crianças diferentes brinquedos populares que fazem parte do acervo da brinquedoteca do museu. A intenção é que, além de poder brincar, as crianças também conheçam mais detalhes de cada brinquedo. Dois mediadores estão orientando a atividade.

O espaço também terá uma pequena exposição de brinquedos populares mais frágeis, que estarão distribuídos em três vitrines. A finalidade é que o público (adulto e infantil) possa apreciar brinquedos pouco comuns para os dias de hoje, mas que são fruto da sabedoria e do patrimônio cultural de seus autores.   

Brinquedoteca

A brinquedoteca do Museu do Folclore possui mais de 200 brinquedos populares, criados por artistas e artesãos da região e de outros estados brasileiros; além de livros infantis, CDs e DVDs que fazem referência à cultura popular. Ela está localizada junto ao Museu do Folclore e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h (visitas em grupo precisam ser pré-agendadas pelo site www.museudofolclore.org.  

O espaço foi criado em maio de 2013, por meio de projeto aprovado junto ao Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com apoio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), Senac São José dos Campos e Rede Social.

Gestão

O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Parque Vicentina Aranha
Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana
(12) 3911-7090 - www.flimsjc.com.br


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×