Sessão de cinema emociona familiares de alunos da Fundhas
Atualizado em 12/09/2019 - 17:00
Crianças da Fundhas em cinema do Vale Sul. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 12-09-2019
Alunos foram exemplares durante o 1º semestre deste ano e atingiram 100% de frequência - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Ir ao cinema pode ser um passeio rotineiro para muita gente, mas para cerca de 100 pessoas foi um momento especial na manhã desta quinta-feira (12). A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) premiou 50 crianças e adolescentes com uma sessão de cinema com direito ao combo pipoca, refrigerante e muitas emoções.

Os alunos foram exemplares durante o 1º semestre deste ano e atingiram 100% de frequência. A atitude foi recompensada e eles puderam levar um acompanhante (pai, mãe ou responsável) para festejar esse momento em um shopping da região sul.

A ação faz parte do Programa de Incentivo à Frequência e visa reconhecer o empenho dos que se destacam nas Unidades, além de valorizar a atuação e participação das famílias na formação de suas crianças e seus adolescentes.

Emoção e possibilidades

“Que experiência ótima, foi super emocionante. Na sexta-feira, foi aniversário do meu filho e eu não tinha conseguido fazer nada para comemorar, poder assistir o filme com ele foi maravilhoso”, disse Maria de Fatima Magalhães Silva, mãe do Albert Magalhães Silva, 14 anos, da Unidade Jorge Alegre (Centro).

Maria de Fátima destaca a acolhida que recebe da equipe de profissionais da Instituição nas reuniões de pais, em eventos e as oportunidades oferecidas ao filho mais velho.

“Falo para o meu filho que a Fundhas é um mundo de possibilidades. O Albert já imagina um futuro melhor para ele, está crescendo, fazendo cursos, aprendendo mais e quer trabalhar para ajudar em casa. Hoje vai ficar marcado, tiramos uma foto no cinema e vamos guardar como boa lembrança”, contou.

Responsabilidade e reconhecimento

“Foi bom demais. Essa ação é uma forma de ensinar sobre responsabilidade para eles, que ganharam esse prêmio por não ter faltado e terem sido responsáveis. Minha filha vê que vale a pena manter a responsabilidade e que é bom ser recompensado pelo certo, isto serve para a vida.” Este foi o depoimento de Ana de Fátima da Silva, mãe da Clara Heloise Barros Silva, 12 anos, moradora do Pinheirinho dos Palmares.

Para Clara, da Unidade Embraer, a lição é simples: “Não vou faltar mesmo. Gostei do filme hoje e, na Fundhas, o que mais gosto são as aulas de artes”, disse.

Bem antes das luzes apagarem e o filme, com a clássica história ‘O Rei Leão’ começar na telona, dona Jandira da Silva, moradora da região sul, já estava emocionada.

Ela foi escolhida para acompanhar o neto, Maicon Candido Silva, 13 anos, no passeio. “Foi muito maravilhoso, fiquei emocionada. Valeu muito a pena participar, só tenho a agradecer”, disse após sua primeira ida ao cinema.

Para Maicon, a experiência ‘foi tudo de bom’, assim como sua rotina na Unidade Arnoldo Nascimento (Dom Pedro).

Emancipação social

A Fundhas atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e é o maior projeto social do município. Entre as ações estão projetos voltados à música, dança, teatro, artes, sustentabilidade e meio ambiente, comunicação, reforço escolar, entre outros.

Incentivar e reconhecer a participação ativa de crianças, adolescentes e familiares faz parte da série de melhorias que a Instituição tem realizado.

Desde o início deste ano, a Instituição tem investido em iniciativas e ferramentas inovadoras em consonância com sua política de missão, visão e valores que buscam a melhoria contínua e excelência em seus trabalhos.

Sonhos realizados

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.