Frota elétrica da GCM disputa prêmio nacional de inovação
Atualizado em 10/09/2019 - 17:25
Entrega carros elétricos à Sepac. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
Frota da GCM de São José, a primeira do Ocidente 100% elétrica: ação vanguardista já gerou economia aos cofres públicos e agora disputa prêmio nacional - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Iniciativa pioneira instituída pela Prefeitura de São José dos Campos em 2018 e que já virou referência em várias cidades brasileiras, a frota 100% elétrica da Guarda Civil Municipal está concorrendo ao Prêmio Empresa Inovadora 2019.

Os vencedores serão conhecidos neste domingo (15), durante a abertura do Innovation Brazil Leaders Forum 2019, 1º Encontro Anual de CEO's e líderes de empresas inovadoras em produtos, processos e gestão de pessoas no país.

O evento será realizado até o dia 17 (terça-feira) no Parque Tecnológico de São José e contará com a presença de 450 lideranças políticas e empresariais, incluindo cônsules e representantes de pelo menos 20 países.

Reconhecimento mundial

O principal objetivo do Prêmio Empresa Inovadora 2019 é reconhecer pessoas e valorizar empresas e instituições que entregam resultados através da inovação.

Além disto, visa incentivar os esforços bem-sucedidos e práticas de inovação e de sua gestão nas organizações, contribuindo para o aumento da competitividade do Brasil.

A metodologia utilizada será a avaliação dos projetos e casos de sucesso das empresas participantes e o impacto de suas ações no ambiente interno da organização, assim como no ambiente externo.

A Fundação Dom Cabral e a Agência de Inovação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) já fizeram a avaliação e a chancela para entrega deste reconhecimento a 20 empresas.

Os ganhadores receberão troféus e selos especiais por sua contribuição com a inovação disruptiva, que é o fenômeno pelo qual uma inovação transforma um mercado ou setor existente através da introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade em empresas onde a complicação e o alto custo são o status quo.

Os vencedores também terão seus projetos conhecidos internacionalmente, já que durante o Innovation Brazil Leaders Forum 2019 será produzido o primeiro Year Book, o Tratado de Inovação do País 2020, livro que irá contar case por case em edição especial e que circulará por todo o mundo.

Pioneirismo

Vanguarda em várias áreas de atuação, São José dos Campos inovou mais uma vez. A frota da Guarda Civil Municipal é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

Os 30 carros disponibilizados para a Secretaria de Proteção ao Cidadão são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho.

Os veículos elétricos da GCM são utilizados no patrulhamento em vias públicas e, principalmente, nos arredores de equipamentos públicos como poliesportivos, praças, escolas e outros próprios da Prefeitura.

A viatura é um modelo chinês e tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica, que pode ser feita até em uma hora e meia.

Com a implantação deste modelo, a Prefeitura adotou ações modernas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

E cumpriu uma das premissas da atual Administração, que é a inovação, garantindo novas soluções para velhos problemas.

Economia

Em um ano com frota 100% elétrica, a Prefeitura teve redução de gastos de R$ 850 mil com combustível e serviços de manutenção dos veículos.

Antes da implantação do novo modelo, em julho de 2018, a Administração dispendia R$ 933,6 mil com gasolina e álcool por ano. Com energia elétrica para abastecer a frota de 30 carros, foram gastos no mesmo período R$ 156,6 mil.

Com manutenção (pneus, óleo, mecânica e elétrica, entre outros itens), o custo médio por ano era de R$ 13 mil. Com a nova frota, não houve nenhuma despesa, já que os veículos são repostos imediatamente quando necessário.

Em um ano, não houve carro parado para manutenção, o que otimizou e agilizou o atendimento das ocorrências e demandas da população e os trabalhos de preservação do patrimônio público. Antes da frota elétrica, durante o período de um ano os veículos ficavam, em média, cerca de um mês fora de uso.

Além da economia para os cofres públicos, com a frota totalmente elétrica, a Prefeitura deixou de emitir cerca de 400 toneladas de CO2 (dióxido de carbônico) na atmosfera durante o primeiro ano de funcionamento do novo modelo. Esta ação equivale ao plantio de 2.800 árvores.

Innovation Brazil Leaders Forum 2019

Local: Parque Tecnológico de São José dos Campos (avenida Doutor Altino Bondensan, 500, distrito de Eugênio de Melo, na zona leste)
Data: De 15 a 17 de setembro
Objetivo: Discutir economia, rota da inovação, tendências tecnológicas e estratégias de investimento