Hóquei joseense de base é campeão e vice brasileiro
Atualizado em 07/10/2019 - 10:33
Campeonato Brasileiro de Hóquei Indoor  Poliesportivo Altos de Santana 06/10/2019
Equipe sub-18 venceu seus seis jogos e comemorou o título brasileiro; o sub-15 foi vice-campeão - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Hóquei é o campeão brasileiro de 2019 na categoria sub-18 e o vice-campeão na sub-15. As conquistas vieram no final da tarde deste domingo (6), quando terminou o Campeonato Brasileiro de Hóquei Indoor de Base Masculino, disputado no sábado e domingo (5 e 6), no Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte. As duas equipes são vinculadas ao Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos.

Dez equipes se inscreveram para a competição nas duas categorias, mas uma, o Ferrulha, de Minas Gerais, não compareceu, perdendo seus jogos por w.o. A disputa foi em sistema de pontos corridos, com todos jogando contra todos. Quem somou mais pontos foi campeão.

Na categoria sub-15, depois de duas vitórias e duas derrotas, o São José terminou a competição como vice-campeão brasileiro. Perdeu o primeiro jogo para o Sesi-SP, de Mogi das Cruzes, por 3 a 2, venceu o segundo por 2 a 0 contra o Rio Hockey e voltou a perder para o Sesi por 5 a 0. O último jogo, diante do Rio Hockey terminou em 5 a 0 para o time joseense. O Sesi ficou com o título e São José, com o vice.

O sub-18 venceu seus seis jogos, sendo o primeiro diante do Ferrulha, de Minas Gerais, por w.o. Depois, vieram vitórias contra o Sesi (2 a 1), Macau, de São Paulo (5 a 0), Desterro, de Santa Catarina (3 a 1), Deodoro (4 a 0) e Germânia (8 a 0), ambos do Rio de Janeiro.

Companheirismo

O zagueiro Paulo Henrique Ferraz do Amparo, 16 anos, o Paulinho, já pressentia o título de campeão brasileiro. “Estamos entre os três melhores do Brasil, mas eu acho que somos o melhor”, previu, depois de seu time vencer quatro partidas, mas antes dos jogos decisivos.

A vitória veio depois que a equipe perdeu o título paulista, em setembro, para seu maior rival, o Sesi-SP, de Mogi das Cruzes, quando São José perdeu a final por 3 a 1 e ficou com o vice.

“Erguemos a cabeça e fomos pra cima deles”, disse, referindo-se aos 2 a 1 contra o Sesi na segunda partida do Brasileiro. “Nosso segredo é a amizade e o companheirismo, isso gera vitórias.”

Participaram da competição equipes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Os times de hóquei de São José disputaram pela quarta vez. O Brasileiro está em sua nona edição e o sub-18 joseense foi campeão nos anos de 2014, 2015 e 2017. O sub-15 ficou com o título em 2015.

No Atleta Cidadão

O hóquei passou a fazer parte do Programa Atleta Cidadão há cerca de cinco anos. Começou com uma escolinha da modalidade na Vila Tatetuba, região leste.

Hoje, o esporte é representado por duas equipes de base, sub-15 e sub-18, que disputam competições estaduais e nacionais. Em 2019, o sub-15 foi vice-campeão paulista e o sub-18 ficou em quinto lugar.

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação de cidadania.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida