Usuários já se beneficiam das melhorias trazidas pelo UBS Resolve
Atualizado em 04/10/2019 - 15:03
Entrega da Ubs Resolve do bairro Chácaras Reunidas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-10-2019
A garota Beatriz, de 6 anos, foi uma das primeiras usuárias a fazer exame de sangue na unidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Novos protocolos de atendimento, coleta de exames laboratoriais todos os dias no local e painel de indicadores epidemiológicos à vista da população. Esses são alguns dos benefícios que o programa UBS Resolve traz para os usuários das unidades básicas de saúde. Nesta sexta-feira (4), a UBS Chácaras Reunidas, na região sul de São José dos Campos, foi a 29ª unidade da rede a receber o programa implantado pela Prefeitura.

Além disso, a UBS também passou por uma grande reforma, com duração de 3 meses e investimento de aproximadamente R$ 60 mil. A unidade foi ampliada em mais de 80 m2, com criação de uma sala de coleta, uma sala de reuniões, consultório, um sanitário, uma sala administração e uma sala para arquivo de documentos. A reforma compreendeu ainda adequação das salas de enfermagem, de farmácia e de inalação.

Também foi trocado parte do piso, do rodapé e do forro que estavam danificados e o prédio todo recebeu nova pintura e identificação visual. Toda a unidade foi adequada para receber iluminação à base de lâmpadas LED.

Representantes do Conselho Gestor da Unidade (CGU) estiveram na UBS logo pela manhã para conferir de perto as benfeitorias entregues pela Prefeitura. O aposentado Carlos Pereira de Souza, membro do conselho, disse que a unidade ficou maravilhosa. “A população vai ficar contente, em vista do que era, melhorou muito”, disse Souza, ressaltando que o prédio foi todo reformado.

A estudante Rafaela de Souza de Moraes Bezerra, moradora do Chácaras Reunidas, levou a filha Beatriz, de 6 anos,  para fazer exame de sangue na unidade. Ela disse ter gostado muito da novidade. “Ficou muito bom, agora está bem pertinho de casa”.

A UBS Chácaras tem 12.300 pacientes cadastrados e é referência para os bairros Chácaras Reunidas, Morada do Sol, Conjunto 31 de Março, Parque Independência, Recanto Eucaliptos, Residencial Recanto dos Pinheiros, Rio Comprido, Vale do Sol e Residencial De Ville.

O quadro de profissionais é formado por 1 ginecologista, 2 pediatras, 3 clínicos, 2 dentistas, 1 enfermeiro, 9 auxiliares/técnicos de enfermagem, além de 1 gerente. A unidade mantém grupos ativos para gestantes, tabaco, saúde bucal e odontobebê.

Confira as 29 unidades onde o UBS Resolve está presente

Região Norte
Vila Paiva, Altos de Santana, Jardim Telespark, Santana e Buquirinha.

Região Leste
Eugênio de Melo, Jardim São José 2, Novo Horizonte, Jardim Santa Inês, Vista Verde, Campos de São José, Jardim Paulista, Paraíso do Sol e Vila Tesouro.

Região Sul
Residencial União, Jardim Interlagos, Campo dos Alemães, Dom Pedro, Bosque dos Eucaliptos, Colonial, Jardim Satélite, Parque Industrial, Jardim Morumbi, Chácaras Reunidas.

Região Oeste
Jardim Limoeiro e Jardim das Indústrias.

Região Sudeste
Putim e Vila Nair.