Encontro de Maracatu reúne 300 batuqueiros de todo país
Atualizado em 14/08/2024 - 11:30
7382e489-a821-4c19-88ea-c6e0e5580bbd.jpg
O encontro de Maracatu busca interagir com as culturas de cada região - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Cerca de 300 batuqueiros participam, neste final de semana, do EncontroS Maracatu de Baque Virado, com o grupo Nação Estrela Dalva, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, na zona sul de São José dos Campos. O evento integra a abertura do Mês da Música, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Ao som de tambores, agbê e gonguês, o evento acontece a partir desta sexta (1º) a domingo (3) e propõe vivências com mestres, figuras da cultura popular pernambucana e batuqueiros de diversas localidades do país.

Em parcerias com movimentos de resistência negra, quilombolas e quilombos urbanos, o encontro busca interagir com as culturas de cada região. Esta edição tem como enfoque a participação e a luta da mulher dentro da cultura popular.

O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, representa uma dança e ritmo musical de cunho religioso, genuíno de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo de origem afro-brasileira. A proposta permite um contato maior com os valores da cultura, como a ancestralidade, unindo pessoas do mundo inteiro.

O encontro acontece desde 2002, passando por diversas cidades do Brasil. Foram 11 estados acolhidos pelo projeto itinerante, que leva rodas de conversa com Mestres e personalidades ligadas à cultura afro-brasileira, apresentações de Maracatu, oficinas e cortejos. As inscrições já foram encerradas, mas o evento será aberto ao público. Confira abaixo a programação completa.

Mês da Música

Até o dia 1º de dezembro, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem o Mês da Música em vários espaços de cultura, praças e parques da cidade. A programação, totalmente gratuita, contempla vários estilos, como ópera, erudita, popular, autoral, instrumental, caipira, rock psicodélico, samba e infantil para agradar a todos os públicos, da garotada aos estudiosos da arte. Tudo isso, além de festivais, feira sonora e ações formativas, como workshops, palestras, debates e bate-papos na área da produção musical.

Programação EncontroS Maracatu de Baque Virado

Dia 1º (sexta)

7h às 10h: Recepção 

10h: Oficina de construção de instrumentos infantis, com Jamesson Florentino

14h: Oficina de adereços, com Zack Mesquita

16h: Oficina de dança, com Nefertiti Coutinho

20h: Samba Rural, com Os Angoleiros do Sertão

21h: Nilton Júnior e convidados, com Seu Côco de Toré

23h: Off EncontroS: Discotecagem, com a Dj Maah Fernandes

Dia 2 (sábado)

9h: Mesa 1 “A Mulher e o Maracatu”

15h: Apresentações de grupos de Maracatu

21h: Atração feminina surpresa

Dia 3 (domingo)

7h às 9h: Café da manhã

9h: Mesa 2 “A Mulher na Cultura Popular”

12h: Cortejo da Casa (da Cultura Flávio Craveiro para a Casa de Cultura Espaço Tim Lopes)

14h: Almoço

16h: Jongo Mistura da Raça

17h: Marabenta, Música - Dança Afro (com Kalusa)

18h: Encerramento

 

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Avenida Lênin, 200 – Dom Pedro I

(12) 3966-1136


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×