Cerca de 2.000 participam da aula de ritmos do Outubro Rosa
Atualizado em 04/10/2019 - 15:23
Outubro Rosa no Centro da Juventude. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-10-2019
Aula de ritmos movimentou 8 espaços públicos na noite de quarta-feira para comemorar o Outubro Rosa - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Cerca de 2.000 pessoas participaram nesta quarta-feira (2) da aula de ritmos em comemoração ao Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O evento aconteceu simultaneamente em oito espaços públicos, como parques, praças e centro poliesportivos.

Os participantes que se inscreveram gratuitamente pelo site da Prefeitura ou pelo canal 156 receberam camisetas na cor rosa ou um frasco de esmalte, dando um colorido todo especial ao evento. Em troca, doaram um litro de óleo ou um lenço para cabelo, que foram destinados às organizações da sociedade civil de São José dos Campos voltadas ao acompanhamento e auxílio de pacientes com câncer.

Além da aula de ritmos, a programação do Outubro Rosa prevê outras atividades durante o mês. Nos próximos dias 12 (no Parque da Cidade), e 20 (no Parque Vicentina Aranha), das 8h30 às 12h30, acontecerá uma ação de conscientização para o público visitante destes dois espaços, com foco na importância da prevenção do câncer de mama.

A mesma ação se repetirá nos dias 14 (das 13h30 às 17h), e 16 (das 8h30 às 12h), no Terminal Rodoviário Intermunicipal.

Outra atividade programada, no período de 22 a 25 de outubro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, é uma mostra de arte, realizada em parceria com a Secretaria de Educação. A abertura será no dia 17 de outubro.

As 40 UBS's também irão desenvolver campanhas de orientação sobre o tema, com distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, planejamento familiar e intensificação de exames preventivos ginecológicos e mamografias. Por mês são realizadas na rede pública cerca de 2.500 mamografias e não há demanda reprimida para este tipo de exame.

A abordagem ocorrerá nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. As UBS's também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.