Professores participam de capacitação na área ambiental
Atualizado em 25/10/2019 - 17:19
Ação educacional
Professores e alunos são estimulados a utilizar a linguagem audiovisual como instrumento sensibilização sobre a preservação das nascentes - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Professores de 15 escolas da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira (24) de capacitação do Projeto de Educomunicação Socioambiental do Programa Revitalização de Nascentes. O encontro foi realizado no Parque da Cidade.

A educomunicação é um componente pedagógico do Programa Revitalização de Nascentes, no qual professores e alunos são estimulados a utilizar a linguagem audiovisual como instrumento de informação e sensibilização sobre a preservação das nascentes.

Ao longo do ano, professores e alunos vêm participando de uma sequência de formações para a produção audiovisual, envolvendo oficinas práticas de produção de roteiros e de curtas-metragens, além de conceitos e vivências sobre a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Este processo culminará na realização, em novembro, da 6ª Mostra de Vídeos Ambientais, que reunirá as produções cinematográficas de cada escola participante e contará com uma mostra focada no gênero documentário com o tema “Escola e Comunidade cuidando da nascente”.

Capacitação

No encontro desta quinta-feira, foi realizada uma roda de conversa para que os professores contassem sobre o movimento de produção de vídeos nas escolas. Também foi uma leitura crítica de vídeos produzidos nas edições anteriores da Mostra para aprofundar conceitos do gênero documentário.

Também foi realizada uma atividade de campo, com a análise de água em uma nascente localizada no Parque da Cidade. Esta é uma das atividades propostas dentro do Programa para ser desenvolvida com os alunos nas atividades práticas de acompanhamento da situação das nascentes nos bairros.

A atividade foi coordenada pelos educadores ambientais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e consultoras do projeto.

O próximo encontro com os professores, marcado para a próxima quinta-feira (31), dará continuidade à formação sobre produção de vídeo e conceitos de educomunicação, além da proposta de construir coletivamente um mapa conceitual do programa e ações de continuidade para 2020.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, desenvolvendo a consciência da proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos, além do uso racional da água.