São José é selecionada e retoma a Virada Cultural Paulista
Atualizado em 16/10/2019 - 18:24
Virada Cultural Paulista 2015
A Virada Cultural Paulista volta para São José dos Campos depois de três anos - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

São José dos Campos foi selecionada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado para sediar a Virada Cultural Paulista. A cidade concorreu com 60 municípios e será a única, com mais de 150 mil habitantes, a receber o evento neste ano.

A Virada Cultural, que deixou de ser realizada em São José em 2016, era um compromisso da atual gestão municipal. Com essa seleção, o município é reconhecido pela forte política cultural e recebe o título de “Capital Cultural do Estado de São Paulo”, do governo paulista.

Serão 24 horas de atividades continuadas de arte e cultura, com apresentações de linguagens variadas, totalmente gratuitas. A Virada SP resulta de parcerias entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a APAA (Associação Paulista Amigos Arte) e a Prefeitura. A data da realização do evento, assim como a programação artístico-cultural e os respectivos locais deverão ser definidos nas próximas semanas.

O evento tem por objetivo criar condições para que a população tenha acesso ampliado aos bens e processos artístico-culturais, contribuir para a formação de público e de repertório artístico-cultural, dinamizar espaços culturais e promover impacto positivo para o desenvolvimento urbano, social, humano e econômico.

A seleção

A seleção de cidades para a realização da Virada Cultural foi feita por chamamento público. Para participar do edital, o município apresentou os investimentos e promoções das atividades artísticas e culturais nos últimos dois anos e a qualificação dos equipamentos culturais disponíveis para as atividades culturais.

Líder na pesquisa

A Cultura de São José dos Campos se mantém na liderança entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, segundo pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), que mede o grau de satisfação da população. Neste terceiro bimestre, a pesquisa mostra a aprovação das atividades culturais por 84% dos entrevistados. O município ficou acima dos indicadores das cidades de Sorocaba, Campinas, Santo André, São Paulo e São Bernardo do Campo.

Esse reconhecimento público se deve às inúmeras ações promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com investimento em uma política consistente de incentivo à formação cultural, à produção e criação por meio das leis de fomento (Fundo Municipal de Cultura e Lei de Incentivo Fiscal) e o acesso aos bens culturais por meio de editais e festivais.