São José sedia 7ª Operação Integrada de forças de segurança
Atualizado em 21/11/2019 - 17:12
OPERAÇAO INTEGRADA FORÇAS DE SEGURANÇA - 21-11-2019 - LUCAS CABRAL
Policiais militares, guardas civis municipais e agentes de posturas preparados para a 7ª Operação Integrada; união de forças têm reduzido índices de criminalidade em São José - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em mais uma ação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança com o objetivo de reduzir a criminalidade no município, teve início na manhã desta quinta-feira (21) mais uma fase da Operação Integrada.

O trabalho conjunto, o sétimo apenas neste ano, vai durar 24 horas e terminar nesta sexta-feira (22), às 9h.

Órgãos estaduais, municipais e federais estão atuando de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Estão sendo realizados bloqueios para apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos, ações objetivando combater os ilícitos ambientais e cumprimento de mandados judiciais, entre outras ações.

A Prefeitura está participando desta nova Operação Integrada com 22 guardas civis municipais e 8 fiscais de posturas, com 11 viaturas e 8 motos.

Também estão envolvidas equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, do Detran e da Base de Aviação, além de guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

"Temos Operações Integradas uma vez por mês, mas as ações de combate à criminalidade são diárias. O programa São José Unida e o trabalho conjunto das forças policiais têm feito diferença, garantindo mais segurança para a população e a redução constante dos índices de violência", disse o coronel José Eduardo Stanelis de Aquino, comandante da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Balanço positivo

Nas seis Operações Integradas de 2019, os balanços foram positivos.

Já foram abordadas cerca de 3.000 pessoas, com pelo menos 56 prisões. As forças policias recuperaram ainda 5 veículos, entre outras ações desenvolvidas.

São José Unida

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município. O objetivo é prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.