Operação com bafômetro inibe consumo de álcool por motorista
Atualizado em 16/11/2019 - 20:52
AÇAO CONJUNTA FORÇAS DE SEGURANÇA BLITZ BAFOMETRO - 16-11-2019 - LUCAS CABRAL
Operação envolveu equipes da Prefeitura e vários órgãos de segurança - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma operação especial de fiscalização com o uso de bafômetro mobilizou equipes da Prefeitura, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros neste sábado (16) na saída da Via Dutra para o Jardim Limoeiro, na região oeste da cidade.

Com o apoio da CCR Nova Dutra, a ação preventiva teve o objetivo de inibir a ingestão de bebida alcóolica por motoristas e foi realizada nas saídas próximas de uma festa universitária no bairro do Limoeiro.  A operação teve início na quinta-feira (14) e ocorreu em dois horários, entre às 16h e 21h e das 2h às 8h.

A motorista Daniela Cristine Alves dos Santos, de Jacareí, passou pela blitz, fez o teste do bafômetro e aprovou a iniciativa. “Eu levei um susto, mas achei bacana porque previne acidentes”, afirmou.

O motorista Cesar Lourenço, de São José dos Campos, também aprovou a ação. “Tem que fiscalizar mesmo. É válido. Passei ontem aqui e também fui parado para fazer o teste”, disse.

Além da blitz, foi montada uma operação de trânsito para garantir a circulação organizada de veículos. Ao todo, 20 agentes da mobilidade atuaram em cada dia do evento. A região também foi sinalizada para orientação dos motoristas.

Em setembro, uma operação semelhante foi feita durante um evento musical e 95,8% dos motoristas abordados passaram pelo teste do bafômetro.