Professor é reconhecido em Seminário de Boas Práticas
Atualizado em 14/11/2019 - 18:19
Além do certificado de participação, a metodologia aplicada pelo educador na rede de ensino municipal de São José dos Campos, ficará disponível na plataforma online 'Conectando Boas Práticas' para inspirar e gerar impacto positivo em outras escolas - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

O professor de inglês da Emef Dosulina C. Chaves de Andrade, Ewerton Batista Duarte, foi um dos dez selecionados para o Seminário Boas Práticas, realizado na primeira quinzena de novembro em Guarulhos.

Durante a atividade, o educador compartilhou com os demais participantes as práticas realizadas em sala de aula. Além do certificado de participação, a metodologia aplicada pelo educador na rede de ensino municipal de São José dos Campos ficará disponível na plataforma online "Conectando Boas Práticas" para inspirar e gerar impacto positivo em outras escolas.

“No Projeto English-Speaking Countries, cada sala apresentou 7 países (Canadá, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda). De forma geral, em relação aos países, os alunos abordaram os seguintes tópicos: capital, continente, bandeira  e significado, Hino Nacional, cidades e lugares turísticos, a moeda, fuso horário, necessidade de visto e vacinas, o sistema educacional e político, línguas oficiais, etnias, filmes e séries, esportes nacionais, pessoas famosas e dicas de viagem”, explicou o professor.

Na metodologia utilizada "Sala de Aula Invertida", por meio do gênero textual Seminário, o professor deixou de ser o centro na aprendizagem e, com base na exposição de conhecimentos técnicos acerca de outras nações, os alunos assumiram o controle da aula.

Por meio da proposta, os estudantes apresentaram pintura no rosto, culinária estrangeira, fabricação de bandeiras e moeda estrangeira, teatro e danças típicas. O projeto English-Speaking Countries envolveu professores de outras disciplinas, como Língua Portuguesa, História e Geografia. Os pais dos alunos também se envolveram bastante, já que muitos optaram por levar comidas típicas do país que iriam apresentar.

Sobre o Conectando Boas Práticas

O Conectado Boas Práticas é uma iniciativa da rede Conectando Saberes que tem o objetivo de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram um impacto positivo nas escolas em que foram colocadas em prática.

A iniciativa lançou também uma Carta Compromisso por uma formação continuada de qualidade a todos os educadores do Brasil e pela aprendizagem de todos os alunos para garantir momentos de trocas como os proporcionados pelo projeto Conectando Boas Práticas.