Alunos participam do programa Revitalização de Nascentes
Atualizado em 13/11/2019 - 18:12
Atividade nascentes
Estudantes se mobilizam para cuidar da preservação da nascente do bairro - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Um grupo de alunos da Emef Martha Abib Castanho participou de uma atividade de campo do Programa Revitalização de Nascentes nesta terça-feira (12), em uma nascente em processo de revitalização no Jardim Satélite, região sul de São José.

Os alunos visitaram a área verde onde a nascente está situada e fizeram a limpeza do local utilizando luvas e sacos de lixo. Em seguida, coletaram amostras de água para fazer uma análise química dentro da escola.

Estas atividades fazem parte da programação pedagógica do programa Nascentes. Os alunos também estão trabalhando na produção de um documentário sobre a preservação da nascente para concorrer durante a 6ª Mostra de Vídeos Ambientais, promovida pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

“Eu gostei da atividade. A gente conseguiu limpar um pouco a área da nascente, mas ainda tem muita coisa para fazer, porque as pessoas ficam jogando coisas lá e, às vezes, algumas pessoas vêem mas não denunciam. E o certo é denunciar, porque aí quem sujou paga uma multa”, afirmou a aluna do 4º ano Ana Clara Melo dos Santos, de 10 anos.

“A nascente é um pouco da água que a gente consome, porque a água dela sai do lençol freático e a gente consegue consumir depois de todo o tratamento quando ela chega para nossa torneira, nosso chuveiro. Por isso é tão é importante manter ela limpa!”, disse.

O aluno João Gabriel da Almeida Joaquim, 10 anos, também do 4º ano, ficou interessado pela análise de água. “Achei legal esta atividade porque mostra pra gente que, às vezes, a água mesmo estando transparente e parecendo limpa, pode não ser própria para consumo. Com esse tipo de atividade a gente fica mais ciente das coisas que estão acontecendo, podemos contar para nossos pais e ir espalhando o conhecimento.”

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APP (Áreas de Preservação Permanente).

A iniciativa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, desenvolvendo a consciência da proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos, além do uso racional da água.