Alunos participam de palestra sobre compostagem
Atualizado em 13/11/2019 - 17:30
Atividade nascentes
Alunos de professores acompanham resultados da pesquisa sobre geração de resíduos nas escolas e métodos de compostagem - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Cerca de 300 alunos da Emef Moacyr Benedicto de Souza, no bairro Campo dos Alemães, região sul de São José, participaram nesta terça-feira (12) de palestra sobre métodos de compostagem de resíduos.

A palestra foi realizada por educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e abordou os diversos métodos de compostagem de resíduos orgânicos para produção de adubo e os benefícios do cultivo de hortas visando a alimentação saudável.

A escola é uma das sete unidades de tempo integral da Rede Municipal que participam do Projeto Escola Sustentável.

A Escola Sustentável é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, Unesp e Unifesp, que desenvolvem um projeto de extensão universitária com os alunos do curso de Engenharia Ambiental, dentre outros cursos. O projeto também conta com o apoio do Rotary Club.

Na primeira fase, o projeto está trabalhando especificamente a questão da implantação da compostagem de resíduos orgânicos e hortas nas escolas.

As atividades e oficinas ligadas ao projeto são realizadas no contraturno do período letivo, por meio das oficinas de Sustentabilidade e Investigação no Campo das Ciências da Natureza.

Durante a palestra, foram apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a geração de resíduos nas escolas participantes do projeto. Ao longo de dois dias foram coletados todos os resíduos gerados da escola e feita com estratificação do material junto com os alunos, identificando o volume e tipo de resíduo produzido, como materiais orgânicos processados, não processados e materiais recicláveis.

As informações deste diagnóstico servirão para traçar um plano de gestão de resíduos, visando a destinação ambientalmente correta destes materiais.

Na quinta-feira (14), das 8h às 11h, os alunos terão uma oficina prática para a implantação de uma composteira que passará a ser utilizada pela escola. No período da tarde, a partir das 13h, a atividade será na Emef Rosa Tomita, no Jardim São Jose 2, região Leste.

Compostagem e a Política Municipal de Resíduos Sólidos

A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, que possibilita dar um destino ambientalmente correto para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros sanitários e melhorando a estrutura dos solos.

Considerando que parte do lixo gerado no município é composto de material orgânico, resíduo proveniente da nossa alimentação, o Programa Compostar e Plantar, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade tem o objetivo de incentivar e apoiar por meio de capacitação técnica, a compostagem de resíduos orgânicos in loco em prédios públicos, condomínios, empresas, locais de comercialização de verduras e hortaliças (sacolões e mercados), dentre outros.

Este projeto está alinhado ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, (Decreto nº 16.762 de 10 de dezembro de 2015).

O produto da compostagem, o adubo orgânico é utilizado na conservação de praças, parques e áreas verdes, gerando economia de recursos na compra de matéria-prima vegetal.

Do mesmo modo, a população também é incentivada a utilizar o adubo orgânico no cultivo de hortas domésticas e jardins, auxiliando para uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos.