Show resgata canções regionais em São Francisco Xavier
Atualizado em 08/11/2019 - 17:52
Show SFX
Grupo já se apresentou em diversos eventos da região, como festivais, festas e feiras - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As canções regionais vão tomar conta da Casa de Cultura Júlio Neme, em São Francisco Xavier, neste sábado (9), a partir das 11h30. O grupo Filhos da Terra vai apresentar o show ‘Raiz Cabocla’, que resgata a música característica do Vale do Paraíba e interior de São Paulo. O espetáculo é aberto ao público e integra a programação do projeto Sábados Musicais e do Mês da Música, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Por meio de arranjos próprios e originais, o repertório inclui baiões, xotes, quadrilhas, cirandas e forrós, além de canções clássicas da música sertaneja raiz, como Almir Sater, Renato Teixeira, Déo Lopes, Elpídio dos Santos e Ernesto Villela, avô da vocalista do grupo, Sheila Villela.

“Nosso show é composto por canções relacionadas à vida no campo e suas peculiaridades, como a alegria do contato com a natureza e a beleza da cultura cabocla. Para complementar a animação, terá também dança e alguns xotes”, destacou Sheila.

Conforme a vocalista contou, a origem do grupo se deu em 2017, quando ela foi convidada para se apresentar em um festival no distrito justamente por cantar música caipira, um diferencial diante das outras formações musicais. Então o grupo foi montado e, a partir dali, se apresentou em outros eventos, como aniversário da cidade, feiras e festas julinas.

Além de Sheila Villela (voz e violão), o grupo Filhos da Terra é formado, atualmente, por seu sobrinho Fred Villela (viola, violão e guitarra), Cauique Bonsucesso (sanfona), Daniel Gonçalves (contrabaixo e flauta) e André Georges (percussão).

Mês da Música

Até o dia 1º de dezembro, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem o Mês da Música em vários espaços de cultura, praças e parques da cidade. A programação é totalmente gratuita e contempla vários estilos e gêneros, como ópera, erudita, popular, autoral, instrumental, caipira, rock psicodélico, samba e infantil para agradar a todos os públicos, da garotada aos estudiosos da arte.

Casa de Cultura Júlio Neme
Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier