Unidade Vila Maria já atende no conceito de UBS Resolve
Atualizado em 31/03/2019 - 13:14
Ubs Resolve Vila Maria. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-03-2019
A unidade da Vila Maria começou a colher material para exames laboratoriais dos pacientes nesta sexta-feira - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde da Vila Maria, na região central de São José dos Campos, é a 23ª unidade a receber o programa UBS Resolve, implantado pela Prefeitura. O atendimento no local dentro deste conceito da atenção básica começou nesta sexta-feira (29).

A coleta de sangue dos pacientes é uma das novidades do programa. Para o aposentado José Graciano de Campos Sobrinho, de 66 anos, morador da Vila Terezinha, colher material na própria unidade facilita muito para os usuários, sobretudo os idosos. “Agora ficou melhor, está perto de casa e facilita para pessoas de mais idade com dificuldades de locomoção. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou.

A dona de casa Delfina da Silva Santos, de 45 anos, moradora do centro, também aprovou a novidade. “Eu achei muito bom por ser aqui do lado de casa”, disse.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A coleta de exames é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Todas as unidades que recebem o programa também passam por pequenas reformas, como a aproximação da sala da gerência junto à recepção e pintura do prédio.

A UBS da Vila Maria tem 14 mil pacientes cadastrados e conta com 4 clínicos gerais, um pediatra, um ginecologista e dois dentistas, além de profissionais de enfermagem e administrativos. Por mês, estão previstos cerca de 3.000 exames laboratoriais.

A próxima unidade a receber o programa será a UBS de Santana, no final de abril. A meta da Prefeitura é implantar o programa nas 40 unidades básicas.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)